‘Cessna Citation 525 CJ1’, avião que caiu em Ubatuba seria um modelo de jatinho

Com capacidade para sete passageiros, o jato não tinha autorização para táxi aéreo; piloto faleceu no acidente

, em Uberlândia

-

A aeronave envolvida no acidente em Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9), é um PR-GFS – modelo Cessna Citation 525 CJ1. É um jato executivo de dois motores, com capacidade para até sete passageiros e uma tripulação mínima de um piloto.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Avião que caiu em Ubatuba seria um modelo de jatinho – Crédito: Flight Aware/ Reprodução

O avião acidentado era um Cessna Citation 525, fabricado pela Cessna Aircraft. A aeronave possui oito assentos, sendo sete destinados a passageiros e um ao piloto, com capacidade máxima de decolagem de 4.853 kg.

Conforme registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o jato estava com sua situação de aeronavegabilidade regular. No entanto, não possuía autorização para realizar operações de táxi aéreo, estando registrado exclusivamente para uso privado.

O que aconteceu?

Na manhã desta quinta-feira (9), um avião caiu na orla da praia do Cruzeiro, em Ubatuba, após tentar pousar devido a condições meteorológicas adversas.

O avião, que estava registrado para serviço aéreo privado, tinha como destino Ubatuba e transportava cinco pessoas, incluindo três adultos e duas crianças. Além dos tripulantes, três pessoas foram atingidas na queda.

Avião cai em Ubatuba
Aeronave de pequeno porte cai em Ubatuba – Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

O piloto, que estava preso às ferragens, faleceu, enquanto um adulto e uma criança estão em estado grave.

Equipes de bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar estão no local, enquanto investigações prosseguem para entender as causas do acidente, que envolveu a falha na pista de pouso e o impacto da aeronave em uma área movimentada de Ubatuba.

A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá investigar as causas do acidente.

Reveja o momento da queda: