Cemig emite alerta de acidentes elétricos nas férias e orienta sobre soltar pipas
Segundo dados da Abracopel, 80 acidentes elétricos com crianças e adolescentes foram registrados em 2024, dos quais 49 resultaram em mortes
-
Com o recesso escolar de julho, é comum que crianças e adolescentes aproveitem os dias de folga para atividades ao ar livre. No entanto, essa rotina fora da escola pode esconder perigos silenciosos. A Cemig faz um importante alerta sobre os riscos com a rede elétrica durante as férias, especialmente relacionados a choques e brincadeiras próximas à fiação urbana.

Segundo o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 80 acidentes elétricos com crianças e adolescentes de até 15 anos foram registrados em 2024, dos quais 49 resultaram em mortes. Os dados preocupam ainda mais quando somados aos 787 óbitos desse tipo registrados desde 2013.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Pipas próximas à rede elétrica podem causar acidentes fatais
Um dos pontos de maior atenção está no uso de pipas em áreas urbanas. De janeiro a maio deste ano, a Cemig contabilizou 853 ocorrências envolvendo pipas em Minas Gerais, o que gerou transtornos para 248 mil consumidores, que ficaram sem energia.
O perigo é ainda maior quando crianças ou adolescentes tentam remover o brinquedo enroscado nos fios, podendo sofrer choques graves ou até fatais. “A pipa deve ser solta em espaços abertos, longe da rede elétrica. Usar cerol ou linha chilena é extremamente perigoso, além de proibido por lei em Minas Gerais”, alerta o engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar.
A companhia destaca que jamais se deve tocar na rede elétrica ou tentar remover objetos enroscados nos cabos. A proximidade, mesmo sem encostar, já representa risco de descarga elétrica.
Cemig emite alerta de acidentes elétricos dentro de casa
A Cemig também reforçou a importância de adotar medidas simples, como uso de protetores de tomada, não utilizar equipamentos com o corpo molhado, evitar sobrecarga com benjamins e “T’s”, e desligar aparelhos durante tempestades.
Brinquedos eletrônicos, embora aparentemente inofensivos, também requerem cuidado. Eles devem ser usados dentro da faixa etária indicada, com a voltagem correta e, preferencialmente, com o selo do Inmetro. Nunca use celulares, tablets ou videogames enquanto estiverem carregando, pois podem gerar superaquecimento, choques e até explosões.
“Grande parte dos acidentes ocorre por descuido com instalações mal conservadas e ausência de dispositivos de segurança como o IDR (Interruptor Diferencial Residual)”, explica o engenheiro.
Leia Mais
Dicas práticas para prevenir acidentes nas férias:
-
Solte pipas longe da rede elétrica e jamais use cerol ou linha chilena;
-
Nunca tente retirar objetos presos nos fios de energia;
-
Use protetores de tomada em todos os cômodos da casa;
-
Evite benjamins (mais conhecido como T) e extensões com muitos aparelhos ligados;
-
Não opere eletrodomésticos com o corpo molhado ou pés descalços;
-
Dê preferência a brinquedos e eletrônicos com selo do Inmetro;
-
Desligue eletrônicos das tomadas durante chuvas e tempestades;
-
Nunca use aparelhos enquanto estiverem carregando.