Casarão histórico que abrigava secretaria de saúde é destruído por incêndio em Santa Bárbara

Fogo começou na madrugada, consumiu documentos e mobília; prédio foi interditado por risco de desabamento

, em Uberlândia

Um incêndio de grandes proporções destruiu, na madrugada desta sexta-feira (26), o casarão histórico que abrigava a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais. O imóvel, tombado pelo patrimônio histórico, fica no Centro da cidade, e foi tomado pelas chamas pouco depois da 1h.

Equipes do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Rio Abaixo trabalharam por quase cinco horas para conter o fogo e usaram cerca de 20 mil litros de água na ocorrência. O combate foi finalizado por volta de 6h45, seguido de rescaldo para evitar reignição das chamas.

Casarão histórico que abrigava secretaria de saúde é destruído por incêndio em Santa Bárbara
Casarão histórico que abrigava a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara foi destruído por incêndio na madrugada – Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Estrutura comprometida e prédio interditado

Apesar dos esforços, o telhado do casarão desabou, e praticamente toda a mobília, documentos e arquivos foram destruídos. Apenas a cozinha e o banheiro ficaram parcialmente preservados. Veja:

Devido ao risco de desabamento, a Defesa Civil interditou o prédio e isolou toda a área ao redor. A Polícia Militar (PM) também atuou na ocorrência, apoiando o combate às chamas com caminhão-pipa e garantindo que não houvesse circulação de pessoas no entorno.

Prédio histórico foi interditado por risco de desabamento – Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Possível causa do incêndio em Santa Bárbara

Embora a causa oficial ainda esteja sob investigação, a suspeita inicial é de que o fogo tenha sido provocado por um curto-circuito. Ninguém estava no imóvel no momento do incêndio e não houve feridos.