“Barulho de explosão e gente gritando”: atleta de Uberlândia relata invasão em hotel no Nepal
Ana Flávia Mata Galvão, jogadora uberlandense de vôlei, conta momentos de tensão em Pokhara e aguarda voo de retorno ao Brasil
-
“Barulho de janela quebrando, de coisas explodindo, de gente gritando, vidro estraçalhando, muita coisa… Foi muito assustador.” Essa é a declaração da jogadora de vôlei uberlandense, Ana Flávia Mata Galvão, que foi ao Nepal para disputar um campeonato e acabou surpreendida pela onda de protestos no país asiático. Hospedada em Pokhara, a atleta precisou se refugiar em uma área de mata após o hotel onde estava ser invadido por manifestantes.

A jogadora contou em exclusividade para o Paranaíba Mais que a delegação precisou subir ao rooftop do hotel para se proteger enquanto a confusão acontecia. “A gente decidiu sair do hotel por uma área que estava próxima ao rooftop, em uma área de mata. Inclusive, o pessoal do hotel ajudou bastante para nos guiar porque a gente não sabia como sair, já que os manifestantes estavam na recepção e pelo jardim não tinha como”, conta Ana Flávia.
Apesar do susto, Ana Flávia e a equipe do time conseguiram se deslocar para um local seguro e aguardam a retomada da normalidade para retornar ao Brasil, com voo previsto para 15 de setembro.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O namorado da atleta, Rafael Bose Vettorazzi, confirmou que o grupo foi realocado para um hotel seguro e que permanecerá lá até que possam se deslocar para a capital Katmandu, onde os aeroportos estão paralisados. O país está sob toque de recolher e controlado militarmente, com manifestações suspensas e ordens para que a população não saia de casa. Confira o vídeo da jogadora:
Atleta uberlandense relata o que viveu durante protestos no Nepal – Crédito: Arquivo Pessoal
Ana Flávia chegou ao Nepal em 1º de setembro para integrar a equipe Nepal Karnali Yashvis, que também conta com outra mineira, Mayra Vitória Ferreira de Souza, de Belo Horizonte. O torneio começou na sexta-feira (5) e estava previsto para encerrar no dia 13, mas os jogos foram cancelados devido à situação de instabilidade. A atleta já passou por vários clubes brasileiros, entre eles o sub-20 do Praia Clube, e foi anunciada pelo time nepalês em agosto de 2025 para a temporada atual.
Protestos no Nepal
Os protestos começaram após o bloqueio de 26 plataformas de redes sociais pelo governo, medida que gerou revolta principalmente entre os jovens. Na segunda-feira (8), manifestantes tentaram invadir o Parlamento em Katmandu, e na terça-feira incendiaram o prédio principal e residências de ministros. Entre os mortos está Rajyalaxmi Chitrakar, esposa do ex-primeiro-ministro Jhala Nath Khanal.
Leia Mais
O primeiro-ministro KP Sharma Oli renunciou, e o presidente Ram Chandra Paudel já iniciou o processo de escolha de um novo premiê.
Em meio à tensão, Ana Flávia reafirma sua preocupação com a segurança: “Hoje a gente tá em um hotel diferente, um hotel seguro. Ainda não temos um plano porque os aeroportos ainda estão fechados, o exército tomou conta do país e pediram para a população não sair para as ruas, mas assim que tiver seguro e que a gente puder, eu vou voltar para o Brasil em segurança”.