Autoridades se pronunciam sobre acidente na BR-153 que matou três alunos da UFPA
Universitários da UFPA estavam a caminho de um congresso em Goiânia. Eles viajavam de ônibus quando foram atingidos por uma carreta
-
Três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) morreram em um acidente na BR-153, no norte de Goiás, na madrugada desta quarta-feira (16). Os alunos estavam em um ônibus junto a outros universitários a caminho do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, quando o veículo foi atingido por uma carreta que invadiu a contramão. Os motoristas dos dois veículos também morreram.
O Ministério da Saúde lamentou o falecimento das vítimas e informou que acionou suas Superintendências Estaduais, em Goiás e Tocantins, para prestar o apoio necessário. Na nota de pesar, também comunicou que monitora as nove vítimas que estão internadas em hospitais nos municípios de Porangatu (GO), Uruaçu (GO), Goiânia (GO), Gurupi (TO) e Alvorada (TO).
Os governadores de Goiás e Pará, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também prestaram suas condolências nas redes sociais. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) compartilhou uma nota de pesar e disse que se solidariza com a comunidade acadêmica da UFPA. Confira mais sobre no final da matéria.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A UPFA decretou luto oficial de três dias e lamentou o trágico acidente. “A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil”, informou o comunicado.
A UNE também compartilhou uma nota de pesar nas redes sociais, afirmando que se solidariza com as famílias e amigos das vítimas. “A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias”, informou o comunicado.
Segundo o portal R7, os estudantes que morreram foram identificados como Welfesom Campos Alves, estudante do curso de Multimídia, Leandro Souza Dias, estudante de Farmácia, e Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante de Pedagogia.
Ver essa foto no Instagram
O acidente
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro ônibus levavam os estudantes em um comboio, sendo que dois foram atingidos durante o acidente. As informações preliminares indicam que a carreta teria invadido a contramão e colidido de frente com o primeiro ônibus, que levava 25 estudantes, dois motoristas e um orientador.
Quatro das vítimas fatais eram deste ônibus, sendo três estudantes e um dos motoristas. O quinta falecimento foi do condutor da carreta, que não resistiu aos ferimentos durantes os socorros.
O segundo veículo do comboio também foi atingido, mas não houveram feridos.
Leia Mais
Pronunciamento de autoridades
Nas redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lamentou o acidente na BR-153. “Desde as primeiras horas, o Governo de Goiás está mobilizado para prestar todo o apoio necessário”, escreveu. O governador do Pará, Helder Barbalho, também comentou sobre o acidente: “Estamos em contato com as autoridades locais para acompanhar a situação e o estado do Pará está à disposição para colaborar no que for necessário”.
O presidente Lula também se manifestou nas redes sociais, lamentando o ocorrido. “Neste momento de dor, manifesto a solidariedades às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida”, escreveu.

UFU lamenta acidente
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), emitiu uma nota de pesar na manhã desta quarta-feira (16). Confira na íntegra:
“Com imenso pesar, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) manifesta sua solidariedade a toda comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) em razão do trágico acidente que vitimou estudantes que se dirigiam para o Congresso da UNE, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira, 16.
Diante dessa imensa dor, desejamos consolo e força às famílias das vítimas e uma breve recuperação aos feridos.”