Autoridades fazem alerta para o Dia dos Namorados: “não aceitem comidas de desconhecidos”

Com casos recentes de envenenamento preocupando o país, a polícia reforça que não se deve aceitar alimentos de origem duvidosa. Saiba como se precaver

, em Uberlândia

-

Com a aproximação do Dia dos Namorados, neste 12 de junho, delegadas da Polícia Civil usaram as redes sociais para fazer um alerta de não aceitar alimentos de desconhecidos, mesmo quando oferecidos como presentes.

A orientação vem após casos recentes de envenenamento, como o que tirou a vida de uma adolescente de 17 anos em São Paulo, após consumir um bolo de pote entregue por uma mulher que ela não conhecia.

Delegadas fazem alerta para o Dia dos Namorados nas redes sociais após ondas de envenenamento
Delegadas fazem alerta para o Dia dos Namorados nas redes sociais após ondas de envenenamento – Crédito: Redes Sociais/ Reprodução

A delegada Lia Valechi gravou um vídeo com uma encenação realista para reforçar a mensagem: “Não aceite comida de quem você não conhece! Infelizmente, um crime bárbaro tirou a vida de uma jovem. Mesmo gestos aparentemente inocentes podem esconder riscos graves. Oriente seus filhos, amigos e familiares. Proteja quem você ama”, afirmou.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A delegada Luana Davico também publicou em suas redes sociais: “DIA DOS NAMORADOS ALERTA! Não aceitem comidas de desconhecidos, bombons, doces, não comam! Estamos tendo Efeito Werther no Brasil (imitação) em casos de envenenamento!”, escreveu.

O fenômeno citado  conhecido como Efeito Werther  é relacionado à repetição de comportamentos violentos após ampla exposição na mídia ou redes sociais.

Gestos perigosos disfarçados de carinho

Casos como o de uma mulher de 50 anos presa em flagrante em Araguari por envenenar o próprio namorado, e o de uma família que sofreu intoxicação após consumir um ovo de Páscoa envenenado, reacenderam a preocupação sobre os riscos de aceitar alimentos de origem desconhecida.

O alerta das autoridades chama atenção para a possibilidade de crimes disfarçados de boas intenções, especialmente em datas comemorativas, quando é comum o envio de doces e mimos.

“É preciso reforçar que a entrega de alimentos, sem que se conheça a origem ou o remetente, pode representar um risco real à vida. A prática criminosa de envenenar vítimas com alimentos tem ganhado novas formas, e precisamos redobrar o cuidado”, acrescentou Lia Valechi.

Recomendações das autoridades

  • Não aceite alimentos de pessoas desconhecidas, mesmo que pareçam presentes inocentes;

  • Oriente crianças e adolescentes sobre os riscos;

  • Em caso de suspeita, fotografe a embalagem e guarde qualquer evidência;

  • Procure a polícia e registre um boletim de ocorrência;

  • Caso o alimento já tenha sido consumido e haja qualquer mal-estar, busque atendimento médico imediato.

×

Leia Mais

Segurança também é um gesto de amor

Em uma data marcada por carinho e demonstrações de afeto, o alerta das delegadas reforça que a proteção e o cuidado também fazem parte do amor. Segundo elas, a atenção nunca é demais, mesmo diante de presentes bem-intencionados.