Aumento de 313% em infrações por embriaguez marca feriado no Triângulo Mineiro

Fiscalização autuou 99 condutores por embriaguez, no entanto, os acidentes relacionados a essa condição diminuíram, segundo a Policia Militar

, em Uberlândia

-

A Operação Corpus Christi 2025, realizada pela 6ª Companhia da Polícia Militar do Triângulo Mineiro, entre os dias 18 e 22 de junho, registrou um aumento expressivo de 313% nas infrações por embriaguez administrativas ao volante, em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 24 ocorrências.

Mais de 90 motoristas receberam infrações por embriaguez durante operação policial no Triângulo Mineiro
Mais de 90 motoristas autuados por embriaguez durante operação policial no Triângulo Mineiro – Crédito: Operação CorpusTânia Rêgo/Agência Brasil/Reprodução

Os números oficiais do Sistema de Dados do Centro de Polícia Especializada (CPE) mostram que as autuações por dirigir sob efeito de álcool foram de 24 para 99 casos, evidenciando a intensificação das ações da Polícia Militar para coibir a condução de veículos por motoristas embriagados durante o feriado prolongado.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Redução de acidentes e vítimas nas rodovias

Apesar do aumento nas autuações, houve uma redução no número de acidentes nas rodovias da região. Foram registrados oito acidentes com vítimas, contra 12 no ano anterior, e cinco sem vítimas, número que caiu de cinco para zero. Entretanto, a operação contabilizou uma vítima fatal em Serra do Salitre, enquanto em 2024 não houve mortes nesse período.

A maior parte dos acidentes registrados resultou em ferimentos leves. Além disso, houve redução de casos envolvendo pessoas alcoolizadas ao volante. A fiscalização autuou 99 condutores por embriaguez administrativa, no entanto, os acidentes relacionados a essa condição diminuíram.

Operação Corpus Christi 2025 registra aumento em apreensões e operações policiais no Triângulo Mineiro
Operação Corpus Christi 2025 registra aumento em apreensões e operações policiais no Triângulo Mineiro – Crédito: CPE/Divulgação

Fiscalização mais rigorosa e resultados gerais

Além do crescimento nas infrações por embriaguez, a Operação Corpus Christi 2025 apresentou aumento em diversas outras frentes. As operações da Lei Seca subiram 157%, passando de 7 para 18 abordagens, enquanto o total de ocorrências registradas teve um crescimento de 157%, de 70 para 180 casos.

Apesar do aumento nas autuações administrativas, os casos de embriaguez com crime (quando o motorista é preso) diminuíram 33%, de 3 para 2 registros. Também houve crescimento nas autuações relacionadas a crimes de trânsito, que subiram 200%, e em apreensões de armas e munições, que passaram de zero para uma arma e três munições recolhidas.

×

Leia Mais

O número de veículos removidos também mais que dobrou, passando de 29 para 67, e o total de operações policiais cresceu 48%, com 210 ações realizadas no período.

De acordo com o sargento Cleiber da PMMG, que participou diretamente da operação, o trabalho foi positivo e estratégico.
“Fizemos um levantamento dos principais pontos e focos de acidentes. Conseguimos fazer apreensões com indivíduos foragidos da Justiça, tráfico de entorpecentes, veículos furtados. Foi muito satisfatória a operação”, destacou.

Ocorrências em Patos de Minas e Unaí

Nas regiões de Patos de Minas e Unaí, entre 19 e 22 de junho, foram contabilizados:

  • 5 sinistros de trânsito, sendo 3 com vítimas;

  • 1 acidente fatal em Serra do Salitre;

  • 1 arma de fogo apreendida em Patos de Minas;

  • 1 ocorrência com foragido da Justiça em Vazante;

  • Recuperação de 1 veículo furtado em Patos de Minas;

  • 48 infrações administrativas por embriaguez ao volante.