Atleta mineira desembarca em Uberlândia após vivenciar protestos no Nepal

A jogadora de vôlei Ana Flávia Mata Galvão estava no Nepal para participar de um torneio, quando os protestos políticos começaram

, em Uberlândia

A atleta mineira Ana Flávia Mata Galvão, que estava no Nepal em meio aos protestos políticos, chegou em Uberlândia na tarde desta terça-feira (16). A jogadora de vôlei desembarcou no Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, de Uberlândia, por volta das 16h. À TV Paranaíba, ela contou que foram muitas horas de viagem até chegar ao Brasil.

“A viagem foi muito longa, mas a recompensa é a melhor que tem”, disse Ana Flávia, que viajou para o Nepal em 1º de setembro para integrar a equipe Nepal Karnali Yashvis e participar de um torneio.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Atleta mineira que estava no Nepal desembarca em Uberlândia
Atleta mineira estava no Nepal para um torneio de vôlei – Créditos: @anaflaviagalvaao/Instagram

Atleta mineira relata momentos de tensão

“Então, foi um caos que a gente viveu. Foi muito tenso, muito assustador, mas passou rápido. Depois do dia que teve os protestos, o dia seguinte ficou naquela tensão, mas depois já estava tudo normal”, comentou a atleta de Uberlândia, que teve o hotel onde estava hospedada invadido.

Os protestos no Nepal começaram após o governo bloquear plataformas de redes sociais, medida que gerou revolta principalmente entre os jovens. Os manifestantes exigiram mudanças no país e incendiaram prédios governamentais.

Segundo as autoridades do país, 72 pessoas morreram – dentre eles, grande parte das vítimas são os manifestantes – e mais de 2 mil ficaram feridas. O primeiro-ministro KP Sharma Oli renunciou. A ex-juíza-chefe Sushilha Karki foi escolhida para liderar o governo interino até uma nova eleição parlamentar.

×

Leia Mais

Hotel invadido

Ana Flávia Mata Galvão estava hospedada em Pokhara, capital da região oeste do país, quando teve o hotel invadido. Ela precisou subir ao rooftop do hotel para se proteger enquanto a confusão acontecia. Posteriormente, a atleta, junto ao seu grupo, foi realocada para um hotel seguro na capital do país, Katmandu. O país passou a ter toque de recolher e a ser controlado pelo Exército após os protestos.

“Para mim, o pior momento foi quando a gente fugiu para cima no hotel e ainda tinha gente nos primeiros andares e a gente teve que fugir pelo mato. E aí foram atrás da gente no mato. Para mim foi o pior, porque eu não sabia o que eles estavam procurando, se eles estavam atrás da gente ou não. Mas deu tudo certo”, disse a atleta em entrevista à TV Paranaíba.

Ana Flávia já passou por vários clubes brasileiros, entre eles o sub-20 do Praia Clube, e foi anunciada pelo time nepalês em agosto de 2025 para a temporada atual.