Alerta de terremoto assusta moradores do Rio de Janeiro e São Paulo
Alerta foi emitido no início da madrugada, próximo às 2h, pelo Google e afirmava ser um tremor de magnitude entre 4,2 e 5,4
-
Um alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5 foi emitido nesta sexta-feira (14) para os usuários do Android. O aviso foi disparado às 2h da manhã, mas rapidamente desmentido pela Defesa Civil e pelo Centro de Sismologia da USP.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo informações, um aviso foi emitido sobre a possibilidade de um terremoto em Ubatuba e em cidades do litoral norte paulista, localizadas a cerca de 200 quilômetros da capital.
O comunicado inicialmente indicava que o epicentro ficaria no oceano, a sete quilômetros de Ubatuba, mas essa distância foi posteriormente ajustada para 55 quilômetros.
A Defesa Civil de São Paulo publicou no “X”, as 3h10, uma breve nota esclarecendo a situação: “Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”
Leia Mais
Como funciona o sistema de alerta do Android
Desde 2020, o Google implementa um sistema global de detecção de terremotos utilizando os sensores de smartphones. A tecnologia se baseia nos acelerômetros, presentes em aparelhos Android, para detectar vibrações que possam indicar um abalo sísmico.
Quando múltiplos dispositivos na mesma área captam sinais semelhantes, o sistema pode enviar alerta preventivos aos usuários.
Essa funcionalidade integra o Serviço de Localização de Emergência do Android (ELS), criado pelo Google em 2016, visando melhorar a resposta a emergências e fornecer informações rápidas e precisas sobre eventos sísmicos.