83 pássaros silvestres são resgatados em cativeiro durante operação em Coromandel

Polícia Militar de Meio Ambiente encontrou aves de várias espécies, entre elas o curió, ameaçado de extinção, além de dezenas de gaiolas e apetrechos de captura

, em Uberlândia

-

A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou 83 pássaros silvestres em situação de cativeiro irregular em Coromandel, no Alto Paranaíba, durante a Operação Fauna 03, realizada nesta terça-feira (9). Entre as espécies apreendidas estavam o curió, considerado ameaçado de extinção, o papa-capim, o canário-da-terra, além de pintassilgos, sabiás-laranjeira, coleirinhos, patativas e tico-ticos.

No local, também foram encontradas 58 gaiolas, cinco alçapões e dois carregadores de pássaros, usados para captura e transporte das aves. Parte do material foi inutilizado no momento da operação.

Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou 83 pássaros silvestres em Coromandel
Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou 83 pássaros silvestres em Coromandel – Crédito: PMA/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Autor foi preso em flagrante

Um homem de 65 anos foi preso em flagrante por manter os animais em cativeiro e assinará um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele ainda recebeu dois autos de infração ambiental, que somaram R$ 369.775,01 em multas.

As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas, onde passarão por avaliação veterinária antes de serem reinseridas na natureza.

85 aves estavam presos em gaiolas na zona rural em Coromandel – Crédito: PMA/Reprodução

Crime contra a fauna

De acordo com a legislação brasileira, é crime ambiental caçar, capturar, manter ou comercializar animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes. A prática pode resultar em prisão, multas e perda do material apreendido.

Segundo a PMA, ações como essa têm como objetivo coibir o tráfico e o comércio ilegal de animais silvestres, atividades que colocam em risco a biodiversidade e a sobrevivência de espécies ameaçadas.

Outro resgate em São Gonçalo do Abaeté

Ainda no mesmo dia, durante fiscalização no distrito de Canoeiros, em São Gonçalo do Abaeté, a Polícia Militar de Meio Ambiente localizou três papagaios-verdadeiros mantidos em cativeiro.

Três papagaios-verdadeiros foram capturados em Minas – Crédito: PMA/Reprodução

Três mulheres, de 59, 41 e 30 anos, foram presas em flagrante e também liberadas após assinatura de TCO. Elas receberam autos de infração que totalizaram R$ 32.439,31.