Vírus respiratório lota hospitais chineses e acende preocupação; saiba mais sobre o HMPV

Com sintomas parecidos com a Covid-19, o Metapneumovírus Humano (HMPV) provoca infecções leves, semelhantes às de um resfriado comum

, em Uberlândia

-

Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a Ásia enfrenta um novo desafio com o Metapneumovírus Humano (HMPV), e a China está lidando com um surto da doença.

Antecipando um aumento nas infecções respiratórias durante o inverno asiático, o país implementou em dezembro um sistema de monitoramento para pneumonia de origem desconhecida, conforme foi reportado pela Reuters.

Imagens de hospitais lotados geraram preocupação nas redes sociais - Crédito: Reprodução/ Redes Sociais
Imagens de hospitais lotados geraram preocupação nas redes sociais – Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

Com a implementação do sistema de monitoramento, a China identificou um aumento no número de casos de metapneumovírus humano (HMPV) nas províncias do norte, especialmente entre crianças com menos de 14 anos. Além do HMPV, o surto local inclui gripe A, Mycoplasma pneumoniae e o coronavírus.

Imagens de hospitais lotados geraram preocupação nas redes sociais, mas, até o momento, nem o governo chinês nem a Organização Mundial da Saúde (OMS) se pronunciaram oficialmente sobre a possibilidade de uma nova epidemia.

Leia mais:

O que se sabe do HMPV até agora

Os sintomas do Metapneumovírus Humano (HMPV) são frequentemente semelhantes aos de um resfriado comum, incluindo tosse, coriza, dor de garganta e febre. O período de incubação do vírus varia entre três a seis dias. Na maioria das pessoas, a infecção tende a desaparecer sozinha após alguns dias, com repouso e cuidados domiciliares. Porém, em alguns casos, o HMPV pode desencadear complicações mais graves, como bronquite ou pneumonia, que exigem acompanhamento médico.

A transmissão do HMPV ocorre principalmente através do contato com uma pessoa infectada ou com superfícies contaminadas pelo vírus. Objetos podem ser contaminados por secreções respiratórias, como tosse e saliva, provenientes de indivíduos infectados.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Atualmente, não há vacina ou tratamento antiviral específico para o HMPV. O manejo da infecção geralmente inclui medicamentos de venda livre para aliviar sintomas, como febre e dor. Como o HMPV é causado por um vírus, antibióticos não são eficazes.

A prevenção do HMPV, assim como de outros vírus respiratórios, baseia-se em boas práticas de higiene: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar o contato próximo com pessoas doentes, não tocar o rosto, nariz, olhos e boca e, caso suspeite de infecção, utilizar máscara para evitar a propagação do vírus.