Vaticano atualiza estado de saúde do Papa Francisco; quadro evolui para “Pneumonia Bilateral”
Vaticano confirma diagnóstico e mantém pontífice sob observação em Roma
-
O Papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral, complicando ainda mais o quadro de saúde que já era considerado complexo. A notícia foi divulgada pelo Vaticano nesta terça-feira (18), que mantém o pontífice em observação e tratamento no Hospital Gemelli, em Roma.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Desde sua internação na última sexta-feira (14), o Papa tem enfrentado uma infecção respiratória que inicialmente foi identificada como bronquite.
Com a evolução do quadro, exames mais detalhados revelaram a presença de pneumonia em ambos os pulmões, exigindo uma mudança na terapia medicamentosa para tratar a infecção polimicrobiana, caracterizada pela presença de múltiplos agentes patogênicos.

A condição de saúde do Papa Francisco é descrita como “complexa” pelos médicos, que não forneceram um prazo para sua alta hospitalar, mas asseguraram que ele está em bom ânimo.
“Apesar da gravidade da pneumonia, o Santo Padre continua em bom espírito e agradece as orações e o apoio que tem recebido”, afirmou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
O Papa, de 88 anos, já enfrentou várias questões de saúde ao longo de seu pontificado. Em 2023, ele foi hospitalizado por uma infecção respiratória semelhante, e ao longo dos anos, lidou com problemas no joelho, necessitando de apoio de uma cadeira de rodas ou bengala, além de cirurgias no intestino.