Vacinação gratuita contra a gripe em Uberlândia volta a ser restrita a grupos prioritários

Cobertura vacinal na cidade está em 53,84%, mas segue longe da meta de 90% recomendada pelo Ministério da Saúde

, em Uberlânida

-

A vacinação contra a gripe segue disponível em Uberlândia, mas, conforme diretriz da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), voltou a ser restrita aos grupos prioritários. A informação foi confirmada pela pasta nesta segunda-feira (30).

A aplicação do imunizante volta a ser focada em idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes. Segundo a SES-MG, a medida visa ampliar a cobertura vacinal entre os grupos com maior risco de complicações decorrentes da gripe.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Idosos, crianças e gestantes ainda têm baixa adesão à vacina contra a gripe em Uberlândia – Crédito: Marcelo Carmargo/ Agência Brasil

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram aplicadas 236.193 doses, o que representa uma cobertura geral de 53,84% — percentual ainda distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Entre os grupos prioritários, a adesão permanece abaixo do esperado:

  • 59,52% dos idosos foram vacinados
  • 42,74% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos receberam o imunizante
  • 43% das gestantes foram imunizadas

A baixa procura entre esses públicos tem preocupado as autoridades de saúde. Em nota, a secretaria reforçou a importância da vacinação e alertou para os riscos de complicações graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

×

Leia Mais

Estado

Em âmbito estadual, os índices seguem baixos. Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) até 16 de junho indicam cobertura de:

  • 38,36% entre crianças
  • 20,34% entre gestantes
  • 46,91% entre idosos

Cobertura pode impactar estratégia

A Secretaria de Estado de Saúde reforça que o foco nos grupos prioritários pode ser revisto dependendo do avanço da cobertura vacinal e da disponibilidade de doses, distribuídas pelo Ministério da Saúde.

A baixa adesão pode influenciar diretamente nas estratégias locais de ampliação do público-alvo ou redistribuição de vacinas.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia reforça que segue as orientações da SES-MG e que as informações completas sobre as diretrizes devem ser consultadas diretamente junto ao órgão estadual.

Confira o que disse a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Município segue as diretrizes preconizadas pelas notas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), cuja última atualização consta na nota nº 47/2025, do dia 17 de junho. Informações detalhadas sobre essas diretrizes devem ser verificadas junto ao órgão estadual.

Confira o que disse a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia

Como forma de garantir a vacinação e assegurar alta cobertura vacinal nos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza, a SES-MG recomendou que a partir de 18/06/2025, a vacinação contra a influenza fosse realizada prioritariamente em crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos com 60 anos e mais de idade. As orientações estaduais podem ser alteradas mediante a melhoria da cobertura do grupo prioritário e disponibilidade de estoque da vacina contra a gripe, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde.