Vacinação gratuita contra a gripe em Uberlândia volta a ser restrita a grupos prioritários
Cobertura vacinal na cidade está em 53,84%, mas segue longe da meta de 90% recomendada pelo Ministério da Saúde
-
A vacinação contra a gripe segue disponível em Uberlândia, mas, conforme diretriz da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), voltou a ser restrita aos grupos prioritários. A informação foi confirmada pela pasta nesta segunda-feira (30).
A aplicação do imunizante volta a ser focada em idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes. Segundo a SES-MG, a medida visa ampliar a cobertura vacinal entre os grupos com maior risco de complicações decorrentes da gripe.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram aplicadas 236.193 doses, o que representa uma cobertura geral de 53,84% — percentual ainda distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Entre os grupos prioritários, a adesão permanece abaixo do esperado:
- 59,52% dos idosos foram vacinados
- 42,74% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos receberam o imunizante
- 43% das gestantes foram imunizadas
A baixa procura entre esses públicos tem preocupado as autoridades de saúde. Em nota, a secretaria reforçou a importância da vacinação e alertou para os riscos de complicações graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Leia Mais
Estado
Em âmbito estadual, os índices seguem baixos. Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) até 16 de junho indicam cobertura de:
- 38,36% entre crianças
- 20,34% entre gestantes
- 46,91% entre idosos
Cobertura pode impactar estratégia
A Secretaria de Estado de Saúde reforça que o foco nos grupos prioritários pode ser revisto dependendo do avanço da cobertura vacinal e da disponibilidade de doses, distribuídas pelo Ministério da Saúde.
A baixa adesão pode influenciar diretamente nas estratégias locais de ampliação do público-alvo ou redistribuição de vacinas.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia reforça que segue as orientações da SES-MG e que as informações completas sobre as diretrizes devem ser consultadas diretamente junto ao órgão estadual.
Confira o que disse a Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Município segue as diretrizes preconizadas pelas notas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), cuja última atualização consta na nota nº 47/2025, do dia 17 de junho. Informações detalhadas sobre essas diretrizes devem ser verificadas junto ao órgão estadual.
Confira o que disse a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia
Como forma de garantir a vacinação e assegurar alta cobertura vacinal nos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza, a SES-MG recomendou que a partir de 18/06/2025, a vacinação contra a influenza fosse realizada prioritariamente em crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos com 60 anos e mais de idade. As orientações estaduais podem ser alteradas mediante a melhoria da cobertura do grupo prioritário e disponibilidade de estoque da vacina contra a gripe, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde.