Unifesp realiza tratamento inédito contra o câncer de mama

Universidade Federal de São Paulo testou tratamento com utilização de nitrogênio líquido, protocolo pioneiro de pesquisa na América Latina

, em Uberlândia

-

Professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizaram, pela primeira vez em um hospital público brasileiro, a crioablação para tratamento de câncer de mama. A técnica consiste em um congelamento de células cancerígenas e mostrou 100% de eficácia em pacientes com câncer de mama em estágio inicial da doença.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Unifesp realiza tratamento inédito contra o câncer de mama
Unifesp realiza tratamento inédito contra o câncer de mama. Crédito: Divulgação/Unifesp

O procedimento é minimamente invasivo, sendo uma alternativa à cirurgia para remoção do tumor. Uma agulha fina é inserida na região afetada, por onde é aplicado nitrogênio líquido a uma temperatura de aproximadamente -140ºC. Essa aplicação forma uma esfera de gelo que destrói as células cancerígenas.

O procedimento pode ser feito em ambulatório, com anestesia local, e permite que as pacientes retornem para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação.

LEIA MAIS

A técnica já é utilizada em países como EUA, Japão, Israel e Itália, mas ainda não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter aprovado o procedimento, a crioablação para câncer de mama não foi incorporada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o que impede a cobertura pelos planos de saúde.