Unidade de Queimados do HC-UFU amplia capacidade e tecnologia no tratamento em Uberlândia
Nova ala começa a receber pacientes nesta terça-feira (4) com oito leitos, espaços de balneoterapia e oxigenioterapia hiperbárica; expectativa é dobrar a capacidade no futuro
A Unidade de Queimados do HC-UFU foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (4) e passa a receber pacientes ainda hoje no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. A nova ala, instalada no bloco 8D, marca um avanço significativo no tratamento de queimaduras de média e alta complexidade para Uberlândia e toda a região do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas Gerais.
Com oito leitos modernizados, a unidade oferece climatização, espaços específicos para balneoterapia, sala cirúrgica e tecnologia para oxigenioterapia hiperbárica. A estrutura atende a critérios rigorosos para Centros de Tratamento de Queimaduras. No ano passado, mais de 100 internações foram contabilizadas. A unidade é referência na região.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O que muda com a nova Unidade de Queimados do HC-UFU
A gerente de Atenção à Saúde do HC-UFU, Aglai Arantes, destacou que a nova unidade proporciona um ambiente mais acolhedor, seguro e adequado para pacientes, familiares e equipes. “A nova estrutura garante melhorias nos fluxos, processos de trabalho e humanização da assistência. É um cuidado mais digno e eficiente”, afirmou.
Com oito leitos totalmente modernizados, a unidade oferece climatização, espaços específicos para balneoterapia, sala cirúrgica e tecnologia para oxigenioterapia hiperbárica, inovação destacada pela médica cirurgiã plástica e chefe da unidade, Adriana Santa Cecilia Borges. “Esse tratamento complementar acelera a recuperação de feridas e potencializa o resultado clínico. É um ganho enorme para os nossos pacientes.”
Transferência de pacientes e funcionamento da unidade
A transferência dos pacientes da ala antiga para a nova Unidade de Queimados do HC-UFU acontece ainda nesta tarde de terça-feira (4). A equipe médica acompanhará todo o processo, garantindo segurança e continuidade do tratamento sem interrupções. Segundo a médica, a unidade funcionará como ambiente fechado, semelhante a uma UTI, devido à complexidade e vulnerabilidade dos casos atendidos.
O superintendente do HC-UFU/Ebserh, André Luiz de Oliveira, reforçou que a entrega faz parte de um plano de expansão do hospital. “Estamos ocupando o prédio por etapas. A Unidade de Queimados foi priorizada pela necessidade e impacto regional. A estrutura foi desenhada para crescer e, havendo demanda e novos recursos, temos potencial para dobrar a capacidade para até 16 leitos.”
Por que a unidade é essencial para a região
Dados do Ministério da Saúde mostram que queimaduras atingem, em sua maioria, homens (57%) e adultos entre 20 e 39 anos (40,7%). Cerca de 67,7% dos acidentes acontecem dentro de casa, principalmente por substâncias quentes. Crianças e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis, com índices acima de 80% de queimaduras domésticas.