Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas não ampliarão vacinação contra dengue

Na última semana, o Ministério da Saúde ampliou público da vacinação contra dengue por meio de doses prestes a vencerem

, em Uberlândia

Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas não ampliarão a vacinação contra dengue, mesmo com a possibilidade aberta pelo Ministério da Saúde. O caso é que três das principais cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba não têm doses prestes a vencerem.

Em uma nota técnica publicada na última semana, a pasta informou que as vacinas com até dois meses de validade poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos, fora da faixa etária inicialmente prevista, ou remanejadas para áreas onde a vacinação ainda não ocorreu.

Para as vacinas que têm um mês de validade restante, a faixa etária será ampliada até 59 anos e 11 meses, conforme orientações da bula. O Sistema Único de Saúde (SUS) destina o imunizante, inicialmente, para jovens de 10 a 14 anos que residem em áreas de risco.

vacinas contra a dengue
Em 2024, 3,8 milhões das 6,5 milhões doses foram aplicadas – Créditos: Freepik

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

As secretarias de Saúde de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas confirmaram nesta segunda-feira (17) que não poderão ampliar o público por terem aplicado as doses disponíveis da vacina contra a dengue. Não há sobras.

Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da faixa etária e o remanejamento das doses buscam garantir que todas as vacinas contra a dengue adquiridas sejam aplicadas antes dos vencimentos, sem desperdício de recursos, ao mesmo tempo em que amplia a proteção de pessoas em faixas etárias que podem estar expostas ao vírus da doença.

Abaixo do esperado

A adesão à vacinação tem sido abaixo do esperado. Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes, com cerca de 1,3 milhão de jovens que não retornaram para completar o esquema vacinal, comprometendo a eficácia da proteção.

×

Leia Mais