Uberlândia recebe novo lote de vacinas contra a covid-19

Entrega de 8.425 doses da fabricante Zalika reforça a imunização na região; veja quem pode se vacinar

, em Uberlândia

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia iniciou nesta quinta-feira (19) a entrega de 8.425 doses da vacina contra a covid-19 da fabricante Zalika Farmacêutica. 

O lote será distribuído entre os 18 municípios da região e é destinado a pessoas maiores de 12 anos. A ação segue até sexta-feira (20), reforçando a importância de ampliar a cobertura vacinal, especialmente no período de festas de fim de ano.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Vacina é a principal forma de prevenção da infecção - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Vacina é a principal forma de prevenção  – Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com Leila de Paula Caixeta, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SRS Uberlândia, a atualização do esquema vacinal é fundamental para reduzir casos graves e mortes pela doença. 

“Com o aumento da circulação de pessoas nas festas de final de ano, a tendência é o crescimento de casos. Manter a vacinação em dia é crucial para evitar agravamentos”, afirma.

Novidades na estratégia de vacinação

É preciso levar cartão e documento de crianças – Crédito: Freepik

Além da nova remessa, o Ministério da Saúde anunciou mudanças importantes no Calendário Nacional de Imunização. Gestantes passam a receber uma dose por gestação, enquanto idosos com 60 anos ou mais terão reforço semestral. 

Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, o esquema inclui três doses de imunizante da Pfizer ou duas doses da Spikevax, da Moderna, dependendo da formulação disponível.

A imunização para outros grupos especiais também está em andamento, com periodicidade definida:

  • Imunocomprometidos: reforço a cada seis meses.
  • Demais grupos prioritários (indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, entre outros): reforço anual.

 

MAIS! Saiba como funciona o imunizante da Rússia que combate o câncer

Cenário da covid-19 na região

Até o momento, em 2024, a região já contabilizou 8.700 casos confirmados e 81 óbitos. A homogeneidade na cobertura vacinal é considerada uma das principais estratégias para conter a gravidade da doença.

As doses de imunizante estão disponíveis em todas as salas de vacinação da rede pública. Para se proteger e proteger os outros, mantenha seu cartão vacinal atualizado.