Uberlândia lidera internações por síndrome respiratória no Triângulo Mineiro
Cidade registra 1.285 internações por SRAG em 2025, número que reforça a situação de emergência decretada pelo governo de Minas
-
Uberlândia ocupa o primeiro lugar no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Triângulo Mineiro em 2025, com 1.285 casos registrados até o início de maio, segundo dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe). O número chama atenção e reforça a gravidade da crise sanitária que levou o Governo de Minas Gerais a decretar situação de emergência em saúde pública.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Entre os internados em Uberlândia, 655 são idosos — faixa etária que representa o maior grupo de risco — e 171 são bebês de até um ano de idade. O cenário reflete uma tendência regional. Nas macrorregiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, mais de 3.600 pessoas já foram hospitalizadas por SRAG neste ano, sendo que ao menos 55 mortes foram confirmadas. A maioria dos óbitos ocorreu entre idosos com idade entre 80 e 89 anos.
O aumento expressivo de casos está relacionado à circulação de vírus como o Influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório, que têm afetado especialmente os extremos de idade. Em Uberlândia, 23 dos pacientes internados foram diagnosticados com gripe, e entre eles, 13 também desenvolveram pneumonia, agravando ainda mais o quadro clínico.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Uberlândia reforçou a importância da vacinação e mantém ativa a campanha de imunização contra a gripe para todos os grupos, com foco especial em idosos, gestantes, puérperas, crianças e pessoas com comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a prevenção é a principal ferramenta para conter o avanço da SRAG.
MAIS! Dia D da vacinação contra a gripe em Uberlândia terá mais de 30 pontos no sábado (10)

Situação nas principais cidades da região:
- Uberlândia: 1.285 internações
- Araguari: 216 internações
- Araxá: 136 internações
- Patos de Minas: 149 internações
- Uberaba: 3 internações
Decreto Estadual de emergência
O Decreto de emergência publicado pelo Governo de Minas, assinado pelo governador Romeu Zema tem validade de 180 dias e autoriza medidas emergenciais como dispensa de licitação para aquisição de insumos, requisição de bens e serviços e tramitação em regime de urgência. O estado contabiliza quase 27 mil hospitalizações por síndromes respiratórias e 334 mortes em 2025.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Minas-SRAG), que será o núcleo estratégico na gestão da crise.