Uberlândia é a única cidade com casos suspeitos de sarampo em Minas Gerais
Secretaria de Saúde investiga 16 casos suspeitos no município, que tem cobertura vacinal abaixo do ideal e concentra o alerta contra o retorno da doença
-
Uberlândia é a única cidade que registra atualmente suspeita de casos de sarampo em Minas Gerais, conforme a Secretaria de Estado de Saúde informou nesta terça-feira (4). Ao todo, são 31 notificações, sendo 15 descartadas e 16 que ainda aguardam confirmação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Queda da cobertura vacinal causa investigação de sarampo em Minas Gerais
O perfil dos possíveis infectados é reforçado pela pasta: os 2 primeiros casos, notificados em 13 de outubro de 2025, referem-se a crianças de 1 ano, que apresentaram febre, exantema e sintomas respiratórios leves, sem registro vacinal para a tríplice viral.
Desde então, mais 14 casos foram identificados no município, todos em bom estado e sob monitoramento. As amostras ainda aguardam análises para descarte definitivo.
Leia Mais
O Brasil já chegou a ser reconhecido como um país livre do sarampo, em 2024, pela Organização Pan-Americana da Saúde. O que acontece é que a cobertura vacinal vem apresentado quedas.
Atualmente, Uberlândia registra cobertura vacinal de 88% na 1ª dose e 84% na 2ª dose.
Os principais sintomas da doença são febre alta, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza e irritação nos olhos, e é necessário buscar atendimento médico imediato.