Uberaba ultrapassa Uberlândia no número de mortes por dengue e lidera ranking em MG

Uberaba e Uberlândia, juntas, somam mais da metade do total de vítimas da doença no estado

, em Uberlândia

-

Mais três mortes por dengue em Uberaba foram confirmadas pelo Painel de Monitoramento de Casos do Governo Estadual. Com a atualização, a cidade do Triângulo Mineiro registra oito óbitos pela doença em 2025.

Com isso, Uberaba ultrapassa Uberlândia, que contabiliza sete vítimas, tornando-se o município com o maior número de mortes por dengue em Minas Gerais.

Uberaba é a cidade com mais mortes por dengue em Minas Gerais
Uberaba é a cidade com mais mortes por dengue em Minas Gerais – Foto: Alexandre Melo

Dengue em Uberaba

De acordo com a Secretaria de Saúde, as vítimas da dengue na cidade são três homens, um deles com 17 anos e dois com 69, e cinco mulheres, de 44, 51, 78, 92 e 100.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica informa que os óbitos registrados no último boletim ocorreram ao longo dos três primeiros meses do ano, entre 26 de janeiro e 14 de março. Em relação aos sorotipos dos óbitos, o Departamento informa que nenhum deles constava o sorotipo DENV-3.

Em relação aos casos confirmados, apenas dez foram identificados como sorotipo 3. O sorotipo DENV-3 da dengue é um dos mais nocivos, podendo causar formas graves da doença.

Além dos oito óbitos confirmados, Uberaba tem outras seis mortes em investigação. Em 2025, foram registrados 877 casos confirmados da doença e outros 5.612 casos prováveis.

Para reforçar o atendimento aos pacientes com dengue, 26 novos leitos entram em funcionamento nesta segunda-feira (24). Eles foram instalados no Hospital Regional José Alencar e adquiridos com recursos do Governo do Estado, que antecipou um repasse de aproximadamente R$ 413 mil.

Mais leitos vão atender pessoas em tratamento da dengue em Uberaba
Mais leitos vão atender pessoas em tratamento da dengue em Uberaba – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Além disso, a Prefeitura de Uberaba realiza, nesta segunda e terça-feira, a segunda operação de combate ao Aedes aegypti. A ação inclui o uso de um drone para mapear uma área que abrange 10 bairros. Com base no levantamento, os proprietários dos imóveis identificados serão notificados, e a Secretaria de Saúde, em conjunto com o Departamento de Posturas, vinculado à Secretaria de Defesa Social, coordenará ações para eliminar os focos do mosquito.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Atualmente, Uberaba conta com mais de 260 agentes de combate às endemias, responsáveis por visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito, além de orientar a população sobre medidas preventivas.

×

Leia Mais

Mortes por dengue em Minas Gerais

Segundo o Painel de Monitoramento, Minas Gerais já registrou 23 mortes por dengue em 2025.

Com a nova atualização, Uberaba assume a liderança no número de óbitos pela doença no estado, posição ocupada anteriormente por Uberlândia.

As macrorregiões do Triângulo Norte e Triângulo Sul, que englobam cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, concentram 18 das 23 mortes registradas, representando 78% do total de óbitos em Minas Gerais.

  • Uberaba – 8
  • Uberlândia – 7
  • Areado – 1
  • Carmo do Paranaíba – 1
  • Itapagipe – 1
  • Iturama – 1
  • Monte Santo de Minas – 1
  • Ponte Nova – 1
  • Sete Lagoas – 1
  • União de Minas – 1