Triângulo Mineiro concentra 75% das mortes por dengue no estado
Uberlândia e Uberaba lideram os casos de dengue em Minas Gerais, superando, inclusive, Belo Horizonte
-
O Triângulo Mineiro enfrenta um surto alarmante de dengue em 2025, com Uberlândia e Uberaba entre as cidades mais afetadas. Uberlândia já registrou 6.204 casos confirmados da doença e sete mortes, enquanto Uberaba contabiliza 839 casos e cinco óbitos. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

As duas cidades lideram os casos de dengue em Minas Gerais, superando, inclusive, Belo Horizonte. A capital soma 397 casos confirmados e nenhuma morte confirmada.
O Triângulo Mineiro concentra 75% das mortes por dengue em Minas Gerais neste ano, destacando a gravidade da situação.
Em resposta, o Governo de Minas Gerais anunciou a antecipação de R$ 2,7 milhões para intensificar as ações de combate à dengue nos 54 municípios do Triângulo Mineiro. Essa medida visa reforçar o enfrentamento da doença na região, que tem sido a mais afetada neste ano, registrando o maior número de casos, hospitalizações e óbitos.
Leia Mais
Já a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), para reforçar o tratamento contra arboviroses na cidade, expandiu o atendimento das salas de hidratação para todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da cidade. Esses locais são fundamentais para evitar complicações decorrentes da desidratação severa, um dos principais riscos da dengue e da chikungunya.
Além disso, o Governo Federal instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses, visando ampliar o monitoramento das arboviroses no Brasil e orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao controle de vetores.
Mortes confirmadas
Minas Gerais alcançou a marca de 20 mortes por dengue neste ano. A 20ª vítima fatal foi uma idosa de 79 anos, moradora de Sete Lagoas, na Região Central do estado.
- Areado – 1
- Carmo do Paranaíba – 1
- Itapagipe – 1
- Iturama – 1
- Monte Santo de Minas – 1
- Ponte Nova – 1
- Sete Lagoas – 1
- Uberaba – 5
- Uberlândia – 7
- União de Minas – 1
As autoridades de saúde reforçam a importância da participação da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, eliminando focos de água parada e adotando medidas preventivas para conter o avanço da dengue na região.