Técnica que salvou bebê engasgado em Uberlândia não é a mesma em adultos; saiba como agir
O recém-nascido foi salvo após se engasgar com leite materno e apresentar sinais de parada respiratória, na manhã de segunda-feira (26), no Assentamento Fidel Castro
-
Um recém-nascido, com 12 dias de vida, foi salvo após se engasgar com leite materno e apresentar sinais de parada respiratória, na manhã de segunda-feira (26), no Assentamento Fidel Castro, em Uberlândia. A ação rápida e decisiva de um policial civil e de uma equipe do Corpo de Bombeiros, que estavam nas proximidades foi essencial para o resgate. O caso destaca o alerta que a manobra para desengasgar bebês é diferente da usada em crianças maiores e adultos, e saber o procedimento correto pode salvar vidas.

O caso reforça a importância de saber que os procedimentos de desobstrução das vias aéreas são diferentes para bebês, crianças e adultos.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Entenda o que aconteceu
Noah, o bebê de 12 dias, foi resgatado a tempo e voltou a respirar, para o alívio da família e de todos que presenciaram a cena.
Durante uma diligência de rotina, um policial civil se deparou com uma mulher correndo desesperada, segurando o filho nos braços pálido e sem respirar, identificou uma viatura do Corpo de Bombeiros que finalizava outro atendimento nas proximidades e levou a mãe e o bebê até eles.
Leia Mais
Em questão de segundos, os bombeiros aplicaram a técnica de desobstrução das vias aéreas, conhecida como Manobra de Heimlich. Foram feitos os procedimentos específicos para recém-nascidos, uma série de tapas nas costas e compressões no tórax. Veja o vídeo:
Manobra em bebês é diferente da usada em adultos
O procedimento realizado no bebê não segue os mesmos passos da Manobra de Heimlich, tradicionalmente utilizada em adultos e crianças maiores. No caso de recém-nascidos e bebês de até 1 ano, a técnica é específica, visando evitar lesões.
Veja as orientações dos especialistas e saiba como agir:
Bebês (até 1 ano)
-
Vire o bebê de bruços, apoiando-o no antebraço.
-
Mantenha a cabeça mais baixa que o tronco e segure firme.
-
Dê 5 tapas firmes e rápidas entre as escápulas (nas costas, entre os ombros).
-
Vire o bebê de frente e faça 5 compressões no centro do tórax, usando dois dedos.
Crianças maiores e adultos
-
Fique atrás da pessoa e abrace-a pela cintura.
-
Feche uma mão em punho e posicione acima do umbigo.
-
Segure o punho com a outra mão e faça movimentos firmes, pressionando para dentro e para cima — é a manobra de Heimlich.
Mesmo que a pessoa volte a respirar após a manobra, é fundamental levá-la imediatamente ao hospital para avaliação, especialmente no caso de bebês e crianças pequenas.