Saúde em Uberaba acelera com mais investimentos, novas Unidades de Saúde e guerra contra a Dengue
Mais recursos se traduzem em atendimento ampliado, horários flexíveis e estruturas modernas para cuidar da saúde da população uberabense
Uberaba no rumo certo da saúde! Enquanto a Constituição Federal exige 15% de investimento em Saúde, Uberaba demonstra um compromisso ainda maior com o bem-estar da população. No ano passado, a cidade aplicou expressivos 22% da sua receita na área e a expectativa para este ano é superar os 27%. O resultado disso é mais acesso a consultas, exames e cirurgias para quem mais precisa.
Para facilitar a vida dos trabalhadores, 10 Unidades de Saúde em Uberaba agora funcionam até às 22h, oferecendo desde consultas médicas e odontológicas até vacinação e entrega de medicamentos. A diarista Catarina da Silva, que faz fisioterapia após o trabalho, é uma das beneficiadas: “Um horário bom, que pra mim é ajuda demais”.
A ampliação dos serviços também é sentida por mães como a vendedora Tamara Cassiano, cujo filho de quatro meses recebe acompanhamento prioritário. “A realização dos exames no meu início da gestação, eu percebi realmente uma agilidade. É uma tranquilidade você saber que pode contar diretamente no bairro”, ressaltou.

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha reforça o objetivo desta gestão: “Quando nós planejamos estender o horário das nossas Unidades Básicas de Saúde, foi pensando na qualidade do serviço, de ter acesso. Várias pessoas trabalham durante a noite, principalmente mulheres”.

Mais de R$ 279 milhões em investimentos para o futuro da saúde
Em 2025, serão investidos mais de R$ 279 milhões na Saúde, incluindo a construção e reforma de unidades. Uma das novidades é a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Benedito, com 50% das obras concluídas e previsão de atender 12 mil pessoas por mês com diversos serviços, desde visitas de agentes comunitários até atendimento odontológico e coleta de papanicolau. “A população do bairro São Benedito merece isso, ser um presente pra comunidade”, comemora a secretária Valdilene Rocha.

No bairro Abadia, o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada passam por reforma para aumentar em 30% a capacidade de atendimento para HIV, hepatites e outras ISTs, além de oferecer suporte psicológico e social.
Guerra declarada à Dengue: Uberaba cria centro exclusivo
Diante do avanço da dengue, Uberaba agiu rápido e criou o Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue), um espaço exclusivo que atende em média 150 pessoas por dia para diagnóstico e tratamento imediato.
“A gente precisava ter uma estratégia para melhor acolher esses pacientes com sintomas relacionados à dengue ou demais arboviroses”, explica Aline Tristão, diretora de Atenção à Saúde.
No local, o paciente recebe triagem, teste rápido e, se necessário, soroterapia. A ação vai além do atendimento, com equipes orientando e prevenindo a doença nos bairros. Para casos mais graves, 26 novos leitos foram abertos no Hospital Regional, beneficiando toda a região.
O CeDengue funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h00 às 17h00, na URS Boa Vista situada na Rua Dr. Adílson Resende Facure, número 321.