Saúde da mulher em Uberlândia: serviços gratuitos e humanizados ampliam cuidados

Prefeitura intensifica ações preventivas, amplia oferta de exames e destaca programas de acolhimento às gestantes e vítimas de violência em toda a rede municipal de saúde

, em Uberlândia

-

O acesso à saúde da mulher em Uberlândia é prioridade da administração municipal, com ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e atendimento humanizado. Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura reforça cuidados com a mulher, em especial com a realização de exames de mamografia, Papanicolau e acompanhamento ginecológico.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Saúde da mulher em Uberlândia ganha reforço com novos exames e programas durante o Outubro Rosa
Saúde da mulher em Uberlândia ganha reforço com novos exames e programas durante o Outubro Rosa – Crédito: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a oferta de mamografias de rastreamento para mulheres entre 40 e 69 anos tem média de 2.700 exames por mês, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Além do rastreamento do câncer de mama, a atenção também inclui prevenção do câncer de colo de útero e busca ativa das mulheres que ainda não realizaram exames neste ano.

Saúde da mulher em Uberlândia

As mulheres podem acessar os serviços de atenção integral em diversas unidades, como as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) e o Centro de Referência da Saúde da Mulher. Entre os serviços oferecidos estão:

  • Exames de rotina: Papanicolau, mamografia
  • Pré-natal completo
  • Planejamento familiar
  • Atendimento ginecológico
  • Apoio psicológico e social

Além disso, programas voltados as vítimas de violência, grupos de apoio e acompanhamento em saúde mental reforçam a abordagem humanizada.

Carreta do Amor amplia exames gratuitos

Entre os dias 7 e 31 de outubro, a Carreta do Amor, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP), estará na Praça Tubal Vilela oferecendo mamografias e Papanicolau gratuitos. O objetivo é ampliar o acesso a exames fundamentais no rastreamento precoce de câncer de mama e colo de útero, reforçando o Outubro Rosa, o mês que veste o mundo de rosa pela saúde da mulher.

Os exames serão realizados das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Serão ofertados, em média, 40 exames de mamografia e 19 exames de citologia (Papanicolau) por dia.

O público-alvo para a mamografia são mulheres de 40 a 69 anos, com recomendação de realização anual. É importante ressaltar que mulheres de 50 a 69 anos que já fizeram o exame na Carreta de Amor em 2024 não poderão agendar novamente em 2025, pois para este grupo a periodicidade é bianual.

Já a citologia é destinada a mulheres com idade de 25 a 64 anos.

×

Leia Mais

Outubro: “É tempo de rosa. É tempo de prevenção”

As inscrições para o mutirão de mamografia gratuita em Uberlândia, do Grupo Luta Pela Vida (GLPV), já estão abertas e oferecem 1.000 vagas gratuitas para mulheres a partir dos 40 anos, que não realizaram o exame nos últimos 12 meses. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa 2025 e busca ampliar o acesso ao rastreamento do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 0800 340 2062 e ocorrerão até o esgotamento das vagas.

A campanha “É tempo de rosa. É tempo de prevenção” traz ainda outras atividades de conscientização ao longo de outubro. No dia 18, acontece a tradicional Caminhada Contra o Câncer de Mama, no Parque do Sabiá, a partir das 8h. As 500 primeiras mulheres que chegarem ganharão brindes.

VEJA TAMBÉM: Alimentação saudável em Uberlândia: onde encontrar orientação nutricional gratuita

Atenção especial à gestante: programa Mãe Uberlândia

O programa Mãe Uberlândia oferece acompanhamento desde o pré-natal até o pós-parto, incluindo orientação sobre puericultura, amamentação, vacinação e testes essenciais para os recém-nascidos, como o olhinho, o pezinho e o coraçãozinho.

Todas as gestantes recebem um kit com enxoval, que inclui cobertor, toalha, roupinhas e itens de higiene, garantindo apoio e incentivo à saúde materna e infantil. A entrega é realizada a partir da 30ª semana de gestação, para mães que participaram de pelo menos sete consultas de pré-natal e três oficinas educativas.

Planejamento familiar: cuidado e prevenção

O Planejamento Familiar faz parte do Programa de Saúde da Mulher e disponibiliza métodos contraceptivos variados, incluindo preservativos, anticoncepcionais orais, injetáveis, DIU, implante subcutâneo e laqueadura. Uberlândia foi pioneira em Minas Gerais no uso do método contraceptivo subcutâneo, que dura três anos e é gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O método contribui para reduzir a gravidez na adolescência, que atinge 65% das jovens segundo a OMS, oferecendo segurança, eficácia e autonomia para o planejamento familiar.