Saúde bucal vai além do sorriso: especialistas destacam relação com o bem-estar

Especialistas indicam cuidados simples, do dia a dia, que ajudam a evitar problemas e garantir confiança ao sorrir

, em Uberlândia

-

Manter o sorriso bonito vai muito além da estética. Em comemoração ao Dia Mundial do Sorriso, celebrado na primeira sexta-feira de outubro, especialistas reforçam que dentes saudáveis estão diretamente ligados à qualidade de vida e podem prevenir doenças que afetam o organismo.

Fio-dentais são importantes para manter dentes saudáveis
O uso do fio dental é indispensável para a manutenção de dentes saudáveis – Crédito: Freepick/Divulgação

Desde o controle da cárie até a identificação precoce de problemas como bruxismo, sensibilidade e doenças gengivais, cada medida tem impacto direto não só na saúde bucal, mas também na qualidade de vida como um todo. Por isso, no Dia Mundial do Sorriso, a mensagem central é simples: investir em prevenção é a melhor forma de manter dentes saudáveis, funcionais e um sorriso saudável para o futuro.

Cuidado com as cáries 

De acordo com Isaac Gonzaga, Mestre em Clínica Odontológica Integrada pela UFU e Doutorando em Reabilitação Oral pela USP, a cárie é a segunda doença mais comum do mundo, atingindo cerca de dois terços da população. O excesso de açúcar na dieta e a higiene inadequada estão entre os principais fatores para esse quadro.

Atenção a outros problemas de saúde bucal

Além disso, Gonzaga destaca que problemas como doenças periodontais, ligadas à gengiva, podem ser agravados por condições como diabetes e também pelo tabagismo. “A prevenção para manter dentes saudáveis é simples: escovação correta com creme dental com flúor, uso diário do fio dental, boa alimentação e ingestão regular de água”, explica.

O especialista lembra ainda que algumas condições, mesmo em pessoas com bons hábitos, podem comprometer o sorriso. Bruxismo, refluxo e apneia do sono, por exemplo, podem causar desgaste dentário, sensibilidade e dor. Por isso, o acompanhamento profissional é indispensável. Outro ponto importante é o autoexame da boca. “É preciso observar manchas, nódulos ou feridas persistentes e procurar o dentista caso não desapareçam”, reforça Gonzaga.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Bruxismo, um problema multidisciplinar 

Lucas Tavares, professor do curso de odontologia da UFU, destaca o impacto negativo do bruxismo, que pode ser noturno ou durante o dia, muitas vezes ligado ao estresse e à ansiedade. “Uma dica prática é manter os dentes separados quando não estiver falando ou mastigando, isso ajuda a reduzir a tensão muscular e as dores de cabeça”, orienta. Ele explica que o tratamento é multidisciplinar, envolvendo dentista, médico, psicólogo e nutricionista. Em alguns casos, para manter os dentes saudáveis, pode ser indicado o uso do dispositivo da placa de proteção.

Escovar é essencial

Entre os cuidados básicos, para manter dentes saudáveis, Tavares reforça que a escovação noturna é a mais importante. “É nesse momento que a boca fica mais suscetível às bactérias. O fio dental deve vir antes da escova para aumentar a eficiência da limpeza”, destaca. O especialista também lembra que o flúor é seguro quando usado na medida correta e que a quantidade ideal de pasta é equivalente a um grão de arroz para crianças e uma ervilha para adultos.

Sensibilidade 

Outro alerta importante é para a sensibilidade dental. Segundo Tavares, dietas ricas em alimentos ácidos, como frutas cítricas e isotônicos, podem causar desgaste e desconforto. Nestes casos, o acompanhamento odontológico e nutricional é fundamental para equilibrar a dieta e reduzir os danos.

Mais do que garantir um sorriso bonito e dentes saudáveis, os cuidados diários com a boca previnem doenças, reduzem riscos de complicações e mantêm o bem-estar. Consultas regulares ao dentista são essenciais para preservar a saúde e a confiança em mostrar o melhor cartão de visitas: o sorriso.