Saiba como se prevenir das doenças respiratórias que aumentam no outono
Mudanças no tempo, ar seco e concentração de poluentes são condições que contribuem para o aumento de doenças respiratórias
No outono, o tempo muda bastante; às vezes faz calor ou o frio chega de repente. Além da concentração de poluentes, o ar fica mais seco. As pessoas também tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Essas condições contribuem para o aumento nos casos de doenças respiratórias como: resfriado, gripe, pneumonia, crises de asma, bronquite e sinusite.

Na capital, o cenário se agravou em abril. Belo Horizonte registrou 63.217 atendimentos de pacientes com doenças respiratórias, um aumento de 48,97% em relação a março. Diante do crescimento no número de atendimentos e internações por síndromes respiratórias graves, a Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência em saúde pública.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Para ajudar a evitar a contaminação e a propagação dessas doenças, especialistas reforçam a importância de adotar hábitos simples de higiene e cuidado. Entre as principais recomendações estão:
- Mantenha a vacinação em dia: a vacina contra a gripe é fundamental para prevenir as formas mais graves da doença. Verifique também a situação de outras vacinas, como a pneumocócica, especialmente para crianças e idosos.
- Reforce a higiene pessoal: lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel 70%, principalmente antes de comer, depois de usar o banheiro e após tocar em superfícies de uso comum. Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem lavar as mãos.
- Ao tossir ou espirrar: cubra o nariz e a boca com um lenço de papel descartável e jogue-o fora logo em seguida. Se não tiver lenço, use a parte interna do cotovelo. Isso ajuda a evitar a dispersão de gotículas contaminadas.
- Ventile os ambientes: mesmo nos dias frios, abra janelas e portas por alguns minutos diariamente paraBater o ar e reduzir a concentração de vírus e bactérias.
- Evite aglomerações: sempre que possível, evite locais fechados e com muita gente, principalmente durante os picos de transmissão de doenças respiratórias.
- Beba bastante água: mantenha-se hidratado, mesmo que sinta menos sede no frio. A água ajuda aManter as vias aéreas úmidas e protegidas.
- Tenha uma alimentação equilibrada: consuma frutas, verduras e legumes para fortalecer seu sistema imunológico.
- Fique longe da fumaça: evite fumar e se expor à fumaça de cigarro ou outros irritantes que prejudicam as vias respiratórias.
- Mantenha a casa limpa: limpe pisos, móveis e objetos regularmente para evitar o acúmulo de poeira e ácaros. Prefira usar pano úmido em vez de vassoura. Lave bem cobertores e agasalhos antes de usar.
- Use roupas adequadas: agasalhe-se corretamente ao sair para evitar o choque térmico.
Vacinação nas unidades de saúde
Em resposta ao aumento de casos, a Secretaria de Estado de Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. “Estamos no outono, época do ano em que há aumento na transmissão de vírus respiratórios. Como a vacinação é a melhor forma de evitar casos de influenza, decidimos ampliar o público-alvo para proteger ainda mais a população”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Prosdocimi.
A campanha de vacinação contra a Influenza vai até dia 10 maio. Em Uberlândia, os moradores podem procurar as 75 salas de vacinação. Já em Uberaba, as doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Em Patos de Minas, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de Saúde da Família da área urbana (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h), nos pontos de atendimento da área rural (segunda a quinta-feira, conforme cronograma de atendimento em cada localidade) e no Vacimóvel. Já em Araxá, a imunização será realizada nas unidades de saúde do município que contam com salas de vacina. Em todos os casos, para vacinar, é importante apresentação da caderneta de vacinação e documento pessoal com foto. Crianças e adolescentes, além de documento pessoal, devem estar acompanhados dos pais ou responsável.