Saiba como se prevenir das doenças respiratórias que aumentam no outono

Mudanças no tempo, ar seco e concentração de poluentes são condições que contribuem para o aumento de doenças respiratórias

, em Uberlândia

No outono, o tempo muda bastante; às vezes faz calor ou o frio chega de repente. Além da concentração de poluentes, o ar fica mais seco. As pessoas também tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Essas condições contribuem para o aumento nos casos de doenças respiratórias como: resfriado, gripe, pneumonia, crises de asma, bronquite e sinusite.

Mudanças no tempo, ar seco e concentração de poluentes contribuem para o aumento nos casos de resfriado, gripe, pneumonia, crises de asma, bronquite e sinusite. – crédito: Pexels

Na capital, o cenário se agravou em abril. Belo Horizonte registrou 63.217 atendimentos de pacientes com doenças respiratórias, um aumento de 48,97% em relação a março. Diante do crescimento no número de atendimentos e internações por síndromes respiratórias graves, a Prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência em saúde pública.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Para ajudar a evitar a contaminação e a propagação dessas doenças, especialistas reforçam a importância de adotar hábitos simples de higiene e cuidado. Entre as principais recomendações estão: