Saiba como funciona a vacina da Rússia que combate o câncer
Vacina personalizada contra o câncer será gratuita para pacientes russos e visa melhorar a eficácia do tratamento com base na genética de cada tumor
O Ministério da Saúde da Rússia anunciou nesta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer e que deve disponibilizar o medicamento para a população, de forma gratuita, no início de 2025. A informação foi divulgada pela Tass, agência russa de notícias.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia mais:
- Uberlândia tem o ‘Dia D’ de vacinação neste sábado (23)
- STF derruba lei anti-vacina proposta por vereador de Uberlândia
- Vacina injetável substitui a “gotinha” contra a poliomielite: entenda as diferenças
A tecnologia por trás da vacina contra o câncer
De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Rússia, a vacina contra o câncer adota uma abordagem personalizada, utilizando tecnologia de mRNA, a mesma das vacinas contra a covid-19.
A partir da análise genética do tumor de cada paciente, a fórmula é desenvolvida para “ensinar” o sistema imunológico a reconhecer e combater as células cancerígenas. Se confirmada, a vacina marcará um avanço significativo no tratamento do câncer.
➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia
O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya, Alexander Gintsburg, afirmou que os testes pré-clínicos indicaram que a vacina tem potencial para suprimir o crescimento do tumor e evitar metástases, embora ainda não tenham sido revelados detalhes sobre os tipos de câncer que podem ser tratados.
Além disso, faz parte da estratégia russa no combate ao câncer o desenvolvimento da vacina oncolítica EnteroMix, que combina quatro vírus não patogênicos para destruir células malignas e ativar a imunidade antitumoral. Os testes clínicos dessa vacina devem começar entre o final de 2024 e início de 2025.