Pressão arterial 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão
Mudança foi elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e visa identificar precocemente pessoas em risco
Um documento conjunto da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) muda os parâmetros e considera a aferição de 12 por 8 da pressão arterial como um indicador da pré-hipertensão. A informação foi divulgada pela Agência Brasil nesta sexta-feira (19).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia Mais
Segundo a Agência Brasil, a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 trata a reclassificação como uma possibilidade de identificar precocemente pessoas em risco. Dessa forma, a mudança incentiva intervenções mais proativas e não medicamentosas no intuito de prevenir a progressão do quadro de hipertensão dos pacientes.
Agora, com o novo indicador, a aferição considerada pressão normal precisa ser inferior a 12 por 8. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 permanecem sendo considerados quadros de hipertensão em estágios 1, 2 e 3.
A mudança foi compartilhada nas redes sociais pela SBC como uma importante atualização. “Essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, escreveu em publicação.
Ver essa foto no Instagram