Prefeitura de Uberlândia promove ações de prevenção às ISTs
Equipe realizará testagem gratuita no Terminal Central, além de promover seminário e caminhada de conscientização
-
Confira a programação das ações de prevenção às ISTs
As testagens gratuitas ocorrerão no Terminal Central na sexta-feira, das 12h às 17h, e no sábado (30) das 8h às 11h, durante o seminário “HIV/Aids – O conhecimento contra o preconceito”.
Já no domingo (1º), as testagens estarão disponíveis das 8h às 13h, com a realização da 4ª Caminhada HIVida.
O seminário, já está com as inscrições abertas, será realizado às 8h30 no auditório 5R A/B da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Santa Mônica, e contará com a presença de especialistas, incluindo a coordenadora Cláudia Spirandelli e o infectologista José Humberto Martins.
A Caminhada HIVida, com o tema “Não preciso viver com HIV para defender essa causa”, será no Parque do Sabiá, a partir das 8h, com largada no Quiosque Multiuso.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Como os testes são feitos
Para realizar o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue e a aplicam em uma lâmina com reagentes específicos.
Caso o resultado seja positivo para qualquer infecção, a equipe do Ambulatório Herbert de Souza realiza o acolhimento imediato, fornecendo informações e agendando consultas médicas.
A testagem é recomendada sempre que houver exposição a situações de risco, como relações sexuais sem proteção, rompimento de preservativo, compartilhamento de seringas e agulhas, uso de objetos perfurocortantes com sangue ou fluidos de outra pessoa, ou em casos de violência sexual.
Todos os testes são realizados gratuitamente e com total sigilo.
Leia mais:
- Ação de saúde leva atendimentos gratuitos ao Assentamento Fidel Castro neste sábado (23)
- Minas Gerais aguarda Ministério da Saúde para adotar nova diretriz da pressão alta
- Mpox: conheça a doença considerada uma emergência em saúde pública global
O Ambulatório Herbert de Souza é referência no atendimento e prevenção das ISTs, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Os testes são feitos com agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone (34) 3215-2444, onde é possível verificar a disponibilidade de horários.