Prefeitura de Uberlândia amplia rede com 40 novos leitos de internação para enfrentar alta de doenças respiratórias
Leitos de internação estão distribuídos entre unidades do Centro, Dr. Hansen e CIP Pacaembu; medida visa desafogar sistema de saúde diante do aumento na demanda
-
A Prefeitura de Uberlândia colocou em funcionamento nesta quarta-feira (28), 40 novos leitos de internação como parte das ações do Plano de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias. A ampliação busca garantir atendimento à população e minimizar a sobrecarga nas unidades de saúde diante do aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias, que cresceram cerca de 20% nos últimos dias.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Os novos leitos foram distribuídos da seguinte forma:
- 10 leitos de enfermaria para adultos no Anexo do Hospital Municipal (antigo Santa Catarina), no Centro da cidade;
- 6 leitos semi-intensivos, também no Anexo do Hospital Municipal;
- 14 leitos no Complexo Assistencial Dr. Hansen, dos quais 9 já estão ocupados desde segunda-feira (26);
- 10 leitos no Centro de Internação Pediátrica (CIP), no bairro Pacaembu, prontos para atender crianças com sintomas respiratórios.
Além da abertura dos leitos, a prefeitura reforçou a equipe médica e de enfermagem com a contratação emergencial de profissionais, aumentou a disponibilidade de veículos para transporte de pacientes e intensificou o abastecimento das farmácias da rede pública.
MAIS! Prefeitura cria Comitê de Crise para conter avanço das doenças respiratórias
Embora a publicação oficial tenha ocorrido somente nesta quarta-feira (28), o Comitê de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias, responsável pelo monitoramento e decisões estratégicas, já está em atividade há cerca de 15 dias. O grupo segue avaliando a evolução da demanda nas unidades para definir, semanalmente, a necessidade de abertura de novos leitos.
A ampliação é mais uma das ações previstas no Plano de Ação Municipal, que foi apresentado no último dia 21 e prevê, ao todo, a criação de 50 novos leitos conforme a necessidade do sistema de saúde.