Pouso Alegre registra primeira morte por febre amarela e vacinação é intensificada
Um homem de 48 anos morreu; prefeitura reforça importância da imunização e inicia campanha porta a porta
A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) confirmou, nesta sexta-feira (28), a primeira morte por febre amarela no município. A vítima, um homem de 48 anos, morreu em 19 de fevereiro, mas a causa foi confirmada somente agora.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em comunicado, a prefeitura alertou a população sobre a importância da vacinação como principal medida preventiva contra a doença.
Em resposta ao aumento de casos em algumas regiões, as equipes da Secretaria de Saúde de Pouso Alegre intensificaram as ações de vacinação desde o início de fevereiro, realizando campanhas porta a porta para garantir a proteção da população.
Leia Mais
Febre amarela em Minas Gerais
Minas Gerais registrou o primeiro óbito por febre amarela em 4 de fevereiro. A vítima, um morador de Bragança Paulista (SP), foi diagnosticada com a doença em 31 de janeiro após ser atendido em Extrema (MG), cidade no Sul de Minas, onde se deslocava diariamente.
Vacina contra a febre amarela
De acordo com o site do Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela é a principal forma de prevenção e está disponível para toda a população no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de dose única ao longo da vida, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 2020, o Ministério da Saúde ampliou gradualmente a vacinação para todo o território nacional, incluindo 1.101 municípios do Nordeste, onde antes não havia recomendação. A vacina é eficaz, oferecendo imunidade a 95-99% dos adultos e cerca de 90% das crianças.
MAIS! Surto de dengue em Uberaba leva prefeitura a decretar estado de emergência por 90 dias
A vacina é administrada por via subcutânea e está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde. Deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes de viajar para áreas de risco, principalmente para quem se vacina pela primeira vez.
A vacina contra a febre amarela é gratuita e indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde.