Perícia aponta que metanol foi adicionado em bebidas apreendidas em SP
Polícia Científica de São Paulo constatou que o metanol foi adicionado em bebidas, não sendo produto de destilação natural; Brasil possui 24 casos confirmados de intoxicação
A perícia realizada pelo Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo em bebidas alcoólicas apreendidas no estado apontam que as concentrações de metanol encontradas nos produtos indicam que a substância foi adicionada, não sendo produto de destilação natural. A informação foi confirmada ao Paranaíba Mais por meio de nota nesta quarta-feira (8).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), a constatação da substância foi registrada em dois lotes até o momento. “Pode-se afirmar, até o momento, e de acordo com as concentrações encontradas em dois lotes, que o metanol foi adicionado, não sendo, portanto, produto de destilação natural”, escreveu em nota.
Os laudos periciais concluídos foram encaminhados à Polícia Civil para subsidiar as investigações e o esclarecimento dos fatos. Segundo a SSP, o Instituto de Criminalística trabalha 24h nas perícias de constatação e concentração das amostras apresentadas pela Polícia Civil.
VEJA MAIS! Intoxicação por metanol muda rotina de comércio de bebidas em Uberlândia
Intoxicação por metanol em números
Conforme a última atualização do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (8), 24 casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas foram confirmados. Há 235 casos em investigação e outros 145 que foram descartados. Ao todo, são 259 notificações no momento.
Até o momento, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados com casos confirmados de intoxicação pela substância. Foram registrados 20 casos em São Paulo, 3 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul.
Um caso suspeito em Belo Horizonte foi descartado nesta quarta-feira (8). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Exames laboratoriais não identificaram a presença de metanol nem de ácido fórmico nas amostras de sangue da paciente de 48 anos.
Leia Mais
Em relação às mortes, cinco foram confirmadas em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.
Entre os casos em investigação, a maioria está em São Paulo, sendo 181 registros. Veja onde estão os demais:
- Pernambuco (24)
- Paraná (5)
- Rio de Janeiro (5)
- Rio Grande do Sul (4)
- Mato Grosso do Sul (4)
- Piauí (4)
- Espírito Santo (3)
- Goiás (2)
- Acre (1)
- Paraíba (1)
- Rondônia (1)