Perícia aponta que metanol foi adicionado em bebidas apreendidas em SP

Polícia Científica de São Paulo constatou que o metanol foi adicionado em bebidas, não sendo produto de destilação natural; Brasil possui 24 casos confirmados de intoxicação

, em Uberlândia

A perícia realizada pelo Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo em bebidas alcoólicas apreendidas no estado apontam que as concentrações de metanol encontradas nos produtos indicam que a substância foi adicionada, não sendo produto de destilação natural. A informação foi confirmada ao Paranaíba Mais por meio de nota nesta quarta-feira (8).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Metanol foi adicionado em bebidas apreendidas em SP, segundo perícia da Polícia Científica
Metanol foi adicionado em bebidas apreendidas em SP, segundo perícia da Polícia Científica – Créditos: Getty Images

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), a constatação da substância foi registrada em dois lotes até o momento. “Pode-se afirmar, até o momento, e de acordo com as concentrações encontradas em dois lotes, que o metanol foi adicionado, não sendo, portanto, produto de destilação natural”, escreveu em nota. 

Os laudos periciais concluídos foram encaminhados à Polícia Civil para subsidiar as investigações e o esclarecimento dos fatos. Segundo a SSP, o Instituto de Criminalística trabalha 24h nas perícias de constatação e concentração das amostras apresentadas pela Polícia Civil.

VEJA MAIS! Intoxicação por metanol muda rotina de comércio de bebidas em Uberlândia

Intoxicação por metanol em números

Conforme a última atualização do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (8), 24 casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas foram confirmados. Há 235 casos em investigação e outros 145 que foram descartados. Ao todo, são 259 notificações no momento.

Até o momento, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados com casos confirmados de intoxicação pela substância. Foram registrados 20 casos em São Paulo, 3 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul.

Um caso suspeito em Belo Horizonte foi descartado nesta quarta-feira (8). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Exames laboratoriais não identificaram a presença de metanol nem de ácido fórmico nas amostras de sangue da paciente de 48 anos.

×

Leia Mais

Em relação às mortes, cinco foram confirmadas em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.

Entre os casos em investigação, a maioria está em São Paulo, sendo 181 registros. Veja onde estão os demais:

  • Pernambuco (24)
  • Paraná (5)
  • Rio de Janeiro (5)
  • Rio Grande do Sul (4)
  • Mato Grosso do Sul (4)
  • Piauí (4)
  • Espírito Santo (3)
  • Goiás (2)
  • Acre (1)
  • Paraíba (1)
  • Rondônia (1)