“Papo Cabeça” chega ao Paranaíba Mais para debater temas essenciais

Videocast estreia dia 11 de março com discussões sobre psicologia financeira, bullying, relações familiares e muito mais

, em Uberlândia

Walter Clark, empresário e diretor de televisão, dizia que qualquer ascensorista pode fazer uma programação televisiva. Difícil é mantê-la a partir da segunda semana. Em defesa de seu raciocínio, argumentou certa vez, durante entrevista a uma grande revista de circulação nacional: “A televisão precisa encontrar a verdade, precisa ter contato com o dia a dia. Não adianta tentar fazer o melhor filme, ela não vai fazer o melhor filme, vai fazer a melhor bobagem. Você sente isso quando liga a televisão”, disse o descrente diretor sobre a qualidade do que muito produziu.

Para Clark, a verdade está no conteúdo, como ele é sonhado, idealizado, desenhado e concebido. Foi do sonho que a psicóloga Núbia Carvalho fez brotar o “Papo Cabeça”.

Em formato de videocast, o programa é uma inovação, pois mergulha profundamente em indagações infinitas acerca da origem de questões que nos atormentam a todo o tempo. Se antes o mal repousava nas doenças sequenciadas do corpo humano pelo esforço repetitivo das atividades laborais, hoje isso é invisível dentro de nossas cabeças. E é preciso tomar a iniciativa para investigar e identificar o diagnóstico.

Todos nós merecemos terapia

Tratar temas sensíveis em uma roda de conversa em um meio tão popular quanto a internet é privilegiar um público que, muitas vezes, não tem acesso a esse nível de informação.

Nem sempre a sujeira jogada para debaixo do tapete é intencional. Por vezes, quem o faz age por absoluto desconhecimento. Como a mãe que vê um filho introspectivo dentro de casa e não compreende sua dor, pois ele tem teto, comida, roupa e escola. Para ela, isso bastaria. Mas, e se a escola, em vez de ensinar, estiver perturbando o desenvolvimento do seu filho?

“Não há nada que não possa ser debatido. Tenho clareza, hoje, de que informação nunca é demais. E precisamos usar as expressões mais simples e os gestos mais acessíveis para compartilhar a informação. Mesmo que ela seja acadêmica e conceitual, ela pode se encaixar em um drama de família, em uma crise conjugal, em uma relação entre pais e filhos. Todos nós merecemos terapia”, defende a psicóloga, que também tem formação em Ciências Sociais, Direito, além de uma série de especializações que passam pela administração, docência do ensino superior e gestão de pessoas.

Experiência de vida e acúmulo de conhecimento: boa fórmula

Núbia Carvalho tem 55 anos e está no mercado de trabalho desde a juventude. Oriunda do setor de telecomunicações, teve grandes mestres ao longo de sua trajetória profissional. Um deles, Oscar Motomura, lhe disse que, para ser uma executiva líder de pessoas e processos de verdade, precisaria acumular conhecimento em sociologia, antropologia, gestão, direito e psicologia.

Apresentadora do Papo Cabeça, Núbia Carvalho
Apresentadora do Papo Cabeça, a psicóloga Núbia Carvalho – Crédito: Cássio José

Depois disso, talvez, quem sabe, alcançaria excelência. Levou a recomendação ao pé da letra e fez de tudo um muito. Casada, mãe de um recém-saído da adolescência, convive com os conflitos, dores e delícias do choque geracional constantemente. Tem preferência pelo atendimento a crianças e adolescentes porque identifica empatia na condução de sua clínica. Mas envolve os tutores, que não podem, tão simplesmente, terceirizar responsabilidades.

“A família tem que participar. Nada é isolado, tudo tem ramificações. Eu busco questionar a cada um o seu papel. Sinto-me gratificada quando recebo os feedbacks de mudanças significativas nas vidas dessas pessoas”, diz a apresentadora do “Papo Cabeça” com os olhos marejados.

Sobre o programa

O “Papo Cabeça” passou um ano na programação de uma televisão pública em Uberlândia e agora ganha uma dimensão multiplataforma, com exibição semanal pelo portal Paranaíba Mais, do Grupo Paranaíba. Episódios inéditos toda terça-feira, a partir deste 11 de março.

Papo Cabeça traz episódios inéditos toda terça-feira, no Paranaíba Mais
Papo Cabeça traz episódios inéditos toda terça-feira, no Paranaíba Mais – Crédito: Cássio José

Temas como psicologia financeira, respeito às diferenças, universo LGBTQIAPN+ nas organizações, respostas para o bullying e mais de uma dezena de temas que, de algum modo, vão te impactar.

A cada semana, novos entrevistados das mais diversas áreas, sempre que possível, na companhia de um profissional da saúde mental: psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, médicos de diversas especialidades e pessoas como a gente, que sofrem ou sofreram em algum momento e buscam respostas para suas aflições.

Tem verdade no “Papo Cabeça”. Por isso ele é, acima de tudo, uma ferramenta de utilidade pública. Porque é necessário trazer para o centro das discussões, para o debate, algo que atormenta as pessoas e, por muito tempo, foi rotulado como tabu.