Ozempic ou Mounjaro: saiba qual é o melhor e entenda as diferenças

Medicamentos são usados no tratamento da obesidade e de diabetes tipo 2

, em Uberlândia

-

O Ozempic (semaglutida) e o Mounjaro (tirzepatida) são canetas injetáveis utilizadas no tratamento de obesidade, agindo no controle glicêmico e na perda de peso. Discussões sobre a eficácia e comparação entre os medicamentos surgiram nesta semana, após a aprovação do tirzepatida para pacientes da doença crônica pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo um artigo da revista médica “The New England Journal of Medicine”, um estudo clínico foi realizado para testar a eficácia dos medicamentos em suas dosagens mais altas, e o tirzepatida teve os melhores resultados. Entenda.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ozempic ou Mounjaro: estudos mostram diferença na eficácia
Ozempic ou Mounjaro: estudos mostram diferença na eficácia – Crédito: Divulgação

Qual é o melhor?

Os estudos contaram com a participação de 751 adultos com obesidade e tiveram uma duração de 72 semanas, conforme a revista médica. Os pacientes que receberam o Mounjaro tiveram uma perda corporal de 20,2%, contra 13,7% dos que receberam o Ozempic durante o período. Nos homens participantes, a redução do peso foi 6% menor do que nas mulheres, nos testes com ambos medicamentos.

A dosagem máxima do tirzepatida é de 15 mg, já o semaglutida é de 1,7 mg ou 2,4 mg. Ambas medicações já eram usadas no tratamento de diabetes tipo 2, por atuar no controle do açúcar no sangue. Para obesidade, os remédios podem ser usados em pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m2, que é o considerado como obesidade pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

×

Leia Mais

Ozempic ou Mounjaro: entenda as diferenças

Segundo o médico nutrólogo Márcio Alves, a principal diferença entre os dois medicamentos é que o Mounjaro atua em dois receptores hormonais, o GLP-1 e o GIP, enquanto o Ozempic atua apenas no GLP-1. Por este motivo, o medicamento tem um efeito mais potente na redução do peso e no controle do apetite.

Os dois hormônios são produzidos pelo intestino delgado e liberados em resposta à alimentação, contribuindo na regulação da glicose no sangue e no controle do apetite. Tanto o tirzepatida quanto o semaglutida funcionam imitando a ação natural do hormônio. Os efeitos colaterais mais prevalentes são náuseas e constipação (intestino preso), conforme o médico.