Outubro Rosa: o mês que veste o mundo de rosa pela saúde da mulher

Campanha internacional reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero

, em Uberlândia

-

A partir desta quarta-feira (1º), cidades de todo o país se unem ao movimento Outubro Rosa. A campanha internacional tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais frequente entre as mulheres brasileiras, e também do câncer do colo do útero.

Durante o mês, monumentos e prédios públicos são iluminados de rosa, enquanto ações de saúde, palestras e exames gratuitos reforçam o alerta sobre a doença que, quando descoberta cedo, tem até 95% de chance de cura.

Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa foi oficializada pela Lei 13.733, que determinou ações de conscientização em todo o território nacional – Crédito: Canva/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, quando o laço rosa foi adotado como símbolo da luta contra o câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa ocorreu em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A mobilização só ganhou força a partir de 2008 e, em 2018, foi oficializada pela Lei 13.733, que determinou ações de conscientização em todo o território nacional.

Câncer de Mama

O câncer de mama ocorre quando há crescimento desordenado das células da mama, que podem formar tumores malignos. O sinal mais comum percebido pelas mulheres é o aparecimento de um caroço no seio, mas também podem surgir alterações na pele, como aspecto semelhante ao de casca de laranja, ou pequenos nódulos na axila.

×

Leia Mais

A detecção precoce é fundamental. Mulheres a partir de 40 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente, e entre 50 e 69 anos, a recomendação é fazer mamografia a cada dois anos. Para quem tem histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, o cuidado deve ser redobrado, com exames anuais a partir dos 35 anos.

Outubro Rosa
O autoexame é importante para o autoconhecimento do corpo e detecção precoce do câncer de mama – Crédito: Canva

O autoexame, embora não substitua o acompanhamento médico, é uma ferramenta importante para o autoconhecimento do corpo. Caso a mulher perceba alterações, deve procurar imediatamente atendimento em uma unidade de saúde. Além dos exames regulares, hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e não fumar ajudam a reduzir o risco da doença.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa, mais do que uma campanha, tornou-se um chamado global para o cuidado e a valorização da vida. A cada ano, milhões de especialistas e mulheres reforçam, em uníssono, a mensagem de que a prevenção é a melhor forma de enfrentar o câncer de mama.