Onde buscar atendimento médico gratuito em Uberlândia; confira UBSs, UPAs e hospitais públicos

Com unidades distribuídas entre as zonas Central, Leste, Oeste, Sul e Rural, o município disponibiliza serviços gratuitos de consultas, vacinação, odontologia e pronto-atendimento por meio do SUS

, em Uberlândia

A população conta com uma ampla rede de atendimento médico gratuito em Uberlândia oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e os hospitais públicos garantem consultas, vacinação, atendimento odontológico, pré-natal, pediatria e pronto-atendimento para emergências. O Paranaíba Mais reuniu informações sobre onde, quando e como buscar atendimento na rede pública da cidade.

Saúde pública oferece ampla rede de atendimento médico gratuito em Uberlândia
Saúde pública oferece ampla rede de atendimento médico gratuito em Uberlândia – Crédito: Valter de Paula/Secretaria de Comunicação/PMU

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Atendimento médico gratuito em Uberlândia

As UBSFs são a porta de entrada do sistema municipal de saúde e funcionam como atendimento de rotina. Nelas, o cidadão pode realizar consultas médicas e de enfermagem, curativos, inalações, controle de pressão arterial, medicação, acompanhamento de gestantes e atendimento pediátrico.

Algumas unidades de atendimento funcionam em horários estendidos, dentro do programa Horário do Trabalhador, facilitando o acesso de quem não pode ir durante o expediente. É possível conferir no site o contato, endereço das unidades de cada região e seus serviços assistenciais disponíveis.

UBSs com atendimento estendido

As unidades abaixo funcionam em horário ampliado, o Horário do Trabalhador permanece de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados:

  • UBS Brasil – Rua Rio Grande do Sul, 931 – 7h às 22h | 3232-3722

  • UBS Tocantins – Av. Dr. Manoel Tomaz Teixeira de Souza, 750 – 7h às 22h | 3217-2210

  • UBS Pampulha – Av. João Naves de Ávila, 4.920 – 18h às 22h | 3211-8206

  • UBS Planalto – Rua do Engenheiro, 246 – 18h às 22h | 3227-8010

  • UBS Luizote – Rua Mateus Vaz, 465 – 18h às 22h |  3223-8043

  • UBS Martins – Av. Belo Horizonte, 1.084 – 18h às 22h |  3231-0016

  • UBS Roosevelt – Av. Cesário Crosara, 4.000 – 18h às 22h | 3254-8777

  • UBS Tibery – Av. Benjamim Magalhães, 1.115 – 18h às 22h |  3227-8060

Além delas, as UBSs dos bairros Custódio Pereira, Dona Zulmira, Guarani, Nossa Senhora das Graças, Patrimônio e Santa Rosa funcionam até as 19h.

×

Leia Mais

Quando procurar uma UAI

As UAIs são destinadas a urgências e emergências, como febre alta, crises asmáticas, dor intensa no peito, acidentes e hemorragias. Além do pronto-atendimento, algumas unidades também realizam consultas agendadas e atendimentos ambulatoriais.

Antes de ser atendido, o paciente passa por uma triagem, conhecida como classificação de risco, que organiza o atendimento conforme a gravidade do caso:
Vermelho – emergência, risco de morte;
–  Laranja – muito urgente, atendimento em até 10 minutos;
Amarelo – urgente;
Verde – pouco urgente, preferencial para UBSFs;
Azul – não urgente, atendimento nas UBSFs mais próximas.

Serviços especializados e novas estruturas

O Centro de Especialidades Médicas Ivaldo Vicente Naves oferece atendimento em diversas especialidades. Os agendamentos são realizados por meio das UBSs, via Central Municipal de Regulação.

Para ampliar o acesso, o município também conta com o Consultório Móvel, uma van adaptada que percorre diferentes bairros levando serviços médicos e odontológicos, a escala é divulgada periodicamente pela Prefeitura.

Emergências e hospitais públicos

Casos graves e urgências são atendidos nas UAIs e no Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, referência no atendimento de média e alta complexidade.

Em situações emergenciais, o cidadão pode buscar socorro nas UAIs mais próximas ou ligar para o SAMU (192).

Como agendar atendimento

A Prefeitura disponibiliza o serviço “Zap da Prefeitura” para agendamento de consultas médicas pelo WhatsApp, no número (34) 9.9774-0616. O canal também é usado para informações sobre campanhas de vacinação e orientações de saúde.