NR-1 e saúde mental no trabalho: Uberlândia recebe workshop gratuito para esclarecer mudanças

Brasil passa a exigir que empresas controlem fatores como estresse, assédio e burnout no ambiente corporativo; empresas devem se adequar para evitar multas

, em Uberlândia

-

A menos de dois meses do início da fiscalização das novas regras da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que entra em vigor em 26 de maio, as empresas brasileiras já precisam correr contra o tempo para se adequar às exigências sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

A NR-1 define as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho. Ela é a primeira das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e responsável por estabelecer as obrigações dos empregadores e trabalhadores.

As normas tratam dos zelos e cuidados no ambiente profissional, bem como as diretrizes para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, orienta a criação de programas de prevenção, treinamento e capacitação e promover a integração de práticas de segurança e saúde no cotidiano das empresa.

A NR-1 foi revisada recentemente para incluir o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), agora exige que fatores como estresse, assédio e burnout sejam monitorados.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A partir de maio, fiscalização da NR-1 será intensificada, e empresas precisam se adequar às novas exigências sobre riscos psicossociais – Crédito: Freepik/ Arquivo
×

Leia Mais

Em Uberlândia, um workshop gratuito acontece no dia 9 de abril com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre as mudanças a partir da última atualização da Norma, ocorrida em 2024. A palestra acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), das 13h30 às 17h30.

O workshop surge como um primeiro esforço para traduzir essas regras em ações práticas, trazendo nomes como Mauro Muller, auditor fiscal do MTE e um dos responsáveis pela revisão da norma, e Lucy Mara Baú, presidente da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo).

O bate-papo ocorre gratuitamente, no entanto, para participar é necessário realizar inscrição mediante formulário, disponibilizado pelos organizadores do evento, acesse pelo link.

WorkShop NR-1
Workshop gratuito em Uberlândia reunirá especialistas para esclarecer mudanças na NR-1 e evitar penalidades às empresas – Crédito: Divulgação

 

Além de Muller e Lucy Marra Baú, o evento conta com Elson Rodrigues, advogado trabalhista, Anderson Pereira, engenheiro de segurança, e Carolita de Vasconcelos, ergonomista da ErGonlíder. “O excesso de sobrecarga de trabalho, a pressão por metas inatingíveis, o assédio moral e sexual, a falta de reconhecimento e suporte organizacional, jornadas exaustivas e um ambiente de trabalho hostil ou conflituoso são fatores que, se não forem tratados e mitigados pela organização, podem gerar um alto risco psicossocial”, explica Carolita Vasconcelos, uma das palestrantes. Segundo ela, o equilíbrio e uma gestão adequada são essenciais para que o trabalhador tenha um ambiente saudável e uma vida profissional sustentável, sem exposição excessiva a riscos psicossociais.

Os especialistas vão abordar desde os detalhes técnicos da fiscalização até os riscos jurídicos para aquelas empresas que não se adequarem.

Brasil adota regras mais rígidas para prevenção de estresse, assédio e burnout no ambiente de trabalho – Crédito: Freepik/ Arquivo