Novo sistema de climatização do HC-UFTM vai custar R$ 38 mi

O processo licitatório para implantação do sistema de climatização do HC-UFTM já foi iniciado; previsão é que os trabalhos comecem em agosto

, em Uberlândia

Um montante de R$ 38 milhões será investido no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) para implantar um sistema de climatização no edifício principal. O processo licitatório já foi iniciado. A previsão é que os trabalhos se iniciem em agosto de 2025 e sejam concluídos em 18 meses.

O investimento vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) prevê a modernização e expansão da infraestrutura hospitalar para melhorar conforto de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

Fachada do Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba
O investimento será da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – Foto: reprodução TV Paranaíba

Segundo o gerente administrativo do hospital, Rodrigo Molina, o recurso foi liberado pela Ebserh para viabilizar um projeto já existente. “Temos um edifício da década de 1980, sem qualquer estrutura pensada para melhoria térmica. O sistema trará mais conforto aos pacientes e à equipe, além de contribuir para a preservação de equipamentos e tornar mais efetivo o controle de pragas e infecções”, afirmou.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O projeto prevê a instalação de uma Central de Água Gelada, composta por resfriadores (chillers) e torre de resfriamento. A solução está alinhada às normativas da ANVISA, que proíbe o uso de aparelhos de ar-condicionado do tipo split em ambientes hospitalares.

As obras serão realizadas em duas etapas: a construção da casa de máquinas e, posteriormente, o fornecimento e instalação dos equipamentos.

“A torre de resfriamento permitirá a recirculação da água, reduzindo o desperdício e os custos com energia elétrica. Além disso, o sistema de água gelada auxilia na remoção de micro-organismos, poeira e outros contaminantes, o que contribui diretamente para a segurança hospitalar”, explicou o chefe do Setor de Infraestrutura Física (SIF), Wesley Melo

A equipe de engenheiros do HC-UFTM/Ebserh será responsável pela fiscalização do projeto e da obra.

×

Leia Mais