Nova variante da Covid-19 é detectada no Brasil e preocupa especialistas
Casos da XFG foram confirmados no Ceará e em São Paulo; apesar de baixa gravidade, variante já circula em 38 países e apresenta sintomas específicos como rouquidão
-
Uma nova variante da Covid-19 é detectada no Brasil, com registros dos primeiros casos da XFG. A mutação, que já circula em ao menos 38 países e é considerada a mais contagiosa, foi confirmada no Ceará e em São Paulo. Apesar de não haver indícios de maior gravidade, especialistas alertam para a necessidade de reforçar a vacinação, especialmente entre idosos, e ficar atento a um sintoma diferente, a rouquidão.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Entre os dias 25 e 31 de maio, sete casos da nova variante foram identificados no Ceará, conforme divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará. Outros dois casos foram registrados em São Paulo. O Ministério da Saúde está monitorando os dados genômicos e reforça que, até o momento, não há registros de mortes relacionadas à XFG no Brasil.
A variante vem ganhando espaço globalmente. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a XFG tem se tornado dominante em países como a Índia, onde respondeu por quase 70% dos casos de Covid-19 durante a primavera. Nas Américas, a proporção da nova cepa subiu de 7,8% para 26,5%. A OMS, porém, classifica a variante como de “baixo risco para a saúde pública” e mantém o status de “sob monitoramento”.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a XFG é fruto da recombinação de duas linhagens da Ômicron (LF.7 e LP.8.1.2) e tem se espalhado rapidamente por ser mais transmissível e apresentar algum grau de escape da resposta imunológica. “Ainda não há evidências de que ela cause quadros mais graves, mas sua velocidade de transmissão exige atenção”, explica o infectologista Júlio Croda.
Sintoma diferente
De acordo com o Centro Médico da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, rouquidão tem sido um sintoma recorrente em pacientes com a XFG. A irritação na garganta e alterações na voz chamam a atenção, junto de outros sintomas típicos da Covid-19, como falta de ar, perda de olfato e paladar, e ausência de apetite.
No Ceará, a Secretaria da Saúde aponta que houve um leve aumento nos casos de Covid-19 ao longo de junho. A taxa de testes positivos, que estava praticamente zerada no início do mês, chegou a 10% no final de junho, conforme boletim do Laboratório Central do Estado (Lacen-CE). “É possível que a nova variante esteja ligada a esse crescimento discreto, mas ainda não sabemos como será a evolução nas próximas semanas”, afirmou o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Lima Neto.
Leia Mais
Vacinas continuam eficazes
Apesar do avanço da XFG, as vacinas atualmente disponíveis são eficazes contra caso da nova variante, segundo a OMS e o Ministério da Saúde. Mais de 14,2 milhões de doses já foram distribuídas em 2025 no Brasil. Ainda assim, a cobertura vacinal entre idosos segue abaixo do ideal.
Julio Croda alerta que o ideal é que todos os grupos de risco recebam pelo menos uma dose atualizada contra a Covid, como aconteceu com a vacina da gripe.
Atualmente, a Covid-19 não é o vírus respiratório mais presente nos hospitais brasileiros, a influenza ocupa esse posto. Mas especialistas alertam que a entrada de uma nova variante pode mudar esse cenário, a depender do comportamento da cepa e do nível de imunização da população.