Mutirão de exames de colonoscopia vai atender mais de 2 mil pessoas em Uberlândia
O exame de colonoscopia é fundamental para detectar precocemente o câncer de cólon e outras doenças intestinais; o investimento para a realização do mutirão chega a R$ 1 milhão
-
O anúncio do mutirão de exames de colonoscopia foi feito na tarde desta quarta-feira (26), na Prefeitura de Uberlândia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizados 2.200 procedimentos extras que vão custar R$ 1 milhão à pasta.
Os procedimentos serão disponibilizados por meio de convênio com clínicas credenciadas em nove pontos de saúde, sendo as oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM), inaugurado na semana passada.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, a pasta fará uma triagem para detectar os pacientes que mais necessitam dos procedimentos. “Nós tivemos nove mil pessoas classificadas como vermelho, onde somente 2.200 pedidos tem a classificação como prioridade. Então, essa é uma preocupação que nós temos em fazer o tratamento dessas filas para saber quais os exames foram solicitados corretamente, conforme a necessidade de cada paciente”, explica o secretário.
Exame de colonoscopia
A prefeitura vai disponibilizar aos pacientes que participarão do mutirão kits de medicamentos necessários para o preparo do procedimento, retorno do paciente ao médico assistente, além do acolhimento e monitoramento dos pacientes que apresentarem exames com alteração.
O procedimento é feito por imagem, permitindo a visualização do interior de todo o cólon. Por isso, é importante que o órgão esteja limpo. O paciente deve fazer o preparo adequado do intestino no dia anterior ao exame e, depois da realização do procedimento, precisa ficar em repouso.