Mounjaro: veja tudo sobre o medicamento que promete a realização dos seus sonhos
Mounjaro chega ao Brasil com preço variado e promete ser um concorrente de peso no tratamento do diabetes e controle de peso
-
O Mounjaro, medicamento da farmacêutica Eli Lilly, chega às farmácias brasileiras em junho. A aprovação pela Anvisa ocorre em um momento de grande expectativa, já que o Mounjaro, com o princípio ativo tirzepatida, é considerado um forte concorrente de outros tratamentos já populares, como o Ozempic.
Embora sua aprovação tenha sido restrita ao tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento também tem mostrado eficácia no auxílio à perda de peso, tornando-se uma opção atraente para quem busca um controle metabólico mais eficaz, como explica o nutrólogo Márcio Alves.
“Estudos mostram que pode levar a uma perda média de até 22% do peso corporal e um terço dos pacientes podem perder mais de 30 % do peso. Um avanço extraordinário para o tratamento da obesidade”, explica o médico.

Mas afinal, o que é o Mounjaro e como ele funciona?
O Mounjaro é um medicamento injetável cuja substância ativa é a tirzepatida, um análogo do hormônio GLP-1 (glucagon-like peptide 1). Este hormônio desempenha um papel fundamental no controle da glicose, estimulando a produção de insulina e ajudando a reduzir a produção excessiva de glicose pelo fígado.
Entretanto, o Mounjaro não se limita a essa função. Ele também age estimulando o GIP (gastric inhibitory peptide), um outro hormônio envolvido na regulação da saciedade. Isso faz com que o medicamento não apenas controle a glicemia, mas também ajude na perda de peso, sendo eficaz no combate ao apetite excessivo.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O preço do “milagre”

O preço do Mounjaro no Brasil varia conforme a dosagem e o número de injeções por embalagem. De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, os preços podem ir de R$ 1.135,37 (para embalagem com duas injeções de 5 mg/ml) até R$ 4.077,12 (para embalagem com quatro injeções de 30 mg/ml). Essa variação de preço também depende do estado, já que a alíquota de ICMS pode influenciar no valor final do produto.
Com isso, o custo mensal de tratamento com Mounjaro pode ser alto, mas ele promete trazer benefícios significativos para os pacientes que buscam um controle mais rigoroso do diabetes tipo 2 e da obesidade.
Tratamento do diabetes tipo 2
A Anvisa aprovou o uso do Mounjaro exclusivamente para o tratamento de diabetes tipo 2. Nesse contexto, o medicamento é uma alternativa aos tratamentos tradicionais e a outros medicamentos injetáveis no mercado, como o Ozempic e o Wegovy (da Novo Nordisk), que possuem semaglutida como princípio ativo.
Embora o Mounjaro tenha sido aprovado apenas para o controle da glicemia, seus efeitos no emagrecimento são um dos principais atrativos do medicamento. Em estudos clínicos, pacientes que usaram o Mounjaro apresentaram resultados notáveis não apenas no controle da diabetes, mas também na redução do peso corporal, tornando-o uma opção atraente para pessoas com sobrepeso ou obesidade que enfrentam dificuldades com tratamentos convencionais.
MAIS! Com aprovação da Anvisa, laboratório brasileiro irá produzir medicamentos similares ao Ozempic
Efeitos colaterais
Nem tudo são flores e como qualquer medicamento, o Mounjaro pode causar efeitos colaterais. Os efeitos mais comuns incluem náuseas, diarreia, dor abdominal e desconforto gastrointestinal.
Geralmente, esses sintomas tendem a diminuir com o tempo, conforme o corpo se adapta ao tratamento. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar a dose para reduzir os efeitos indesejáveis.
No vídeo publicado pela Dra. Sarina no YouTube, a médica mergulha fundo nos segredos deste medicamento. Veja o que a doutora fala sobre:
A expectativa de lançamento no Brasil

Com a data de lançamento marcada para o dia 7 de junho, o Mounjaro chegará oficialmente às farmácias brasileiras, após um período em que os pacientes só conseguiam adquirir o medicamento por meio da importação.