Mortes por dengue em Uberlândia quase dobram em relação a 2024
Entre janeiro e outubro, 37 pessoas morreram e 24.778 casos da doença foram confirmados
As mortes por dengue em Uberlândia registraram aumento significativo em 2025. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostram que 37 pessoas morreram em decorrência da doença, quase o dobro do total de 19 óbitos registrado em 2024. No mesmo período, foram confirmados 24.778 casos da doença.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
As mortes concentram-se principalmente em pessoas entre 40 e 69 anos, e 56,7% das vítimas eram mulheres. Mais de 64% dos casos fatais apresentavam comorbidades, sendo hipertensão, diabetes e doenças renais as mais frequentes.
A doença atinge pessoas de todas as idades, mas os jovens adultos entre 20 e 39 anos concentram mais de 11 mil dos diagnósticos. Entre os infectados, 55,7% eram mulheres e 44,3% homens, e apenas 10,46% apresentavam comorbidades.
Até o momento, 1.610 casos foram classificados como graves, com uma taxa de mortalidade de 2,3%. O cenário reforça a importância da prevenção, como eliminação de criadouros de mosquitos e atenção aos primeiros sintomas da doença.
Casos de dengue no Triângulo Mineiro
O Triângulo Mineiro e o noroeste de Minas ultrapassou 65 mil casos prováveis de dengue em 2025, com mais de 50 mil confirmações. A região concentra grande parte dos registros e óbitos, evidenciando o impacto da doença além de Uberlândia.
Além da cidade, Uberaba, Patos de Minas e Araxá registram o maior número de mortes na região, seguidas por Frutal, Itapagipe, Iturama e Ituiutaba.
Outros municípios também confirmaram casos fatais, mostrando que a dengue segue sendo uma preocupação de saúde pública em todo o Triângulo Mineiro.