Mitos e verdades sobre a vacina da gripe
Especialista esclarece dúvidas sobre a vacinação enquanto campanha nacional se aproxima
-
Com a proximidade da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa oficialmente no dia 7 de abril, muitas dúvidas e informações equivocadas sobre o imunizante ainda circulam entre a população. Para esclarecer os principais mitos e verdades sobre a vacina da gripe, o infectologista Romes Rufino de Vasconcelos detalhou como o imunizante funciona e a importância de sua aplicação anual.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A vacina protege contra todos os tipos de gripe?
Não. Segundo o especialista, a vacina é desenvolvida anualmente para combater os vírus da gripe mais comuns que estão em circulação. “Por isso, a vacina não protege contra todos os tipos de vírus da gripe, sendo importante a vacinação anual”, explica Romes.
A vacina muda a cada ano. Por quê?
Sim. O infectologista destaca que os vírus da gripe sofrem mutações constantes, exigindo a atualização anual do imunizante. Além disso, a proteção oferecida pela vacina diminui progressivamente com o tempo, tornando essencial a revacinação.
Quem deve se vacinar e quem não pode tomar a vacina?
A vacinação é recomendada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. No entanto, algumas exceções devem ser observadas. “Não deve receber a vacina crianças menores de seis meses, pessoas alérgicas a algum componente da vacina e aqueles que tiveram reação alérgica importante com a dose anterior”, alerta o médico.
A vacina pode causar gripe?
Esse é um dos maiores mitos sobre a imunização contra a gripe. De acordo com o infectologista, o imunizante é composto por vírus inativado, ou seja, não tem capacidade de induzir a doença. “Muitas vezes, os sintomas que aparecem nos primeiros dias após a vacinação são decorrentes de resfriados ou outras infecções de vias aéreas que já estavam incubadas e coincidem com a vacinação”, esclarece.
Por que algumas pessoas relatam sintomas gripais após a vacina?
Os sintomas que podem surgir após a vacinação são leves e passageiros, como dor, vermelhidão e endurecimento da pele no local da aplicação, febre baixa, mal-estar e dor muscular. Todos passam espontaneamente.
Vacina contra a gripe
A campanha nacional de vacinação contra a gripe terá início em 7 de abril. Em Uberlândia, a vacina estará disponível a partir desta data. O secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, afirmou que a cidade também participará do Dia D estadual de vacinação, marcado para 10 de maio, reforçando a importância da imunização.
Leia Mais
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que o Estado receberá 640 mil doses na primeira etapa da campanha, com distribuição aos municípios para garantir a proteção da população.
A vacina contra a gripe é segura e fundamental para prevenir complicações da doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. A população deve ficar atenta ao calendário de vacinação e buscar os postos de saúde para garantir a imunização anual.