Ministro da Pesca visita Uberlândia e reforça importância do consumo de pescado
Ministro André de Paula reforça ações do Governo Federal para incentivar hábito alimentar saudável
Ana Clara Arantes , em Uberlândia
Com foco no fortalecimento do consumo de pescado e da aquicultura no Brasil, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve em Uberlândia nesta terça-feira (27) para visitar uma feira do setor. O ministro reforçou o compromisso com o desenvolvimento da aquicultura como política pública de segurança alimentar, geração de renda e valorização cultural.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em entrevista ao Paranaíba Mais, André de Paula destacou que o consumo de pescado no Brasil ainda é baixo. Enquanto o brasileiro consome, em média, 10,5 quilos por ano, a média global chega a 20,5 quilos per capita. Em algumas regiões, como o Amazonas, esse número é expressivo, 14 quilos por pessoa ao ano. No Rio Grande do Sul, o consumo gira em torno de 5 quilos por pessoa, o que mostra um desafio regional em incorporar o peixe à mesa de muitos brasileiros.
Paula também ressaltou o papel da tilápia nesse cenário. “A tilápia é um peixe versátil, que agrada a todos. Muitos a chamam de ‘galinha das águas’”. Por sua valorização, a expectativa é que cada vez mais pessoa aumente o gosto pelo pescado.
O ministro reforçou a importância da inclusão do pescado na alimentação dos brasileiros e destacou a contribuição do Governo Federal. A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) defende que inserir o peixe na alimentação das escolas públicas não só amplia o acesso a uma alimentação saudável, como também incentiva o desenvolvimento da aquicultura local, fortalecendo pequenos produtores, sobretudo da agricultura familiar.
Leia Mais
Confira dicas para uma alimentação equilibrada mantendo o sabor; com benefícios para uma vida saudável
Como usar ingredientes locais e sazonais nas suas receitas e melhorar alimentação e sustentabilidade
Governo de Minas anuncia pagamento de auxílio-alimentação para forças de segurança
Esse incentivo está alinhado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tem como missão garantir segurança alimentar, promover hábitos saudáveis e respeitar as tradições culturais da população.
Com iniciativas como essas, o Governo Federal busca criar um ambiente favorável para que o pescado ocupe um espaço maior no prato e na cultura alimentar do brasileiro.
Reportagem em colaboração com Saulo Lopes, da TV Paranaíba*