Ministério da Saúde registra 43 casos de intoxicação por metanol no país

Em São Paulo são 39 casos, entre confirmados e em investigação; Pernambuco também investiga quatro casos de intoxicação por metanol

, em Uberlândia

O Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) recebeu a notificação de 43 casos de intoxicação por metanol no país, segundo informou o Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira (2). Desse número, 39 são apenas em São Paulo, estado que já confirmou seis mortes, das quais uma é confirmada e cinco estão em investigação. Pernambuco também registrou quatro casos, que estão em análise, e dois óbitos a serem confirmados.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

São Paulo interditou seis estabelecimentos após casos de intoxicação por metanol
São Paulo interditou seis estabelecimentos após casos de intoxicação por metanol – Créditos: Pablo Jacob/Governo de SP

Para o Ministério da Saúde, o número de casos registrados até esta quarta-feira acende um alerta sobre a possível adulteração de bebidas alcoólicas. Segundo o Ministério, o Brasil contabilizava cerca de 20 casos desse tipo de intoxicação ao longo de todo um ano.

“Nós estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país. A entrada da Polícia Federal no plano se deve à suspeita de envolvimento de uma organização criminosa relacionada à adulteração de bebidas”, disse o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

×

Leia Mais

Em São Paulo, dos 39 casos notificados, 10 foram confirmados e 29 estão em investigação. Por conta do cenário, o Ministério de Saúde instalou uma sala de situação para monitorar os casos. O espaço é onde a informação em saúde vai ser analisada sistematicamente por uma equipe técnica.

A equipe vai planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem adotadas neste momento de Evento de Saúde Pública. O grupo será composto pelos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária, pelos conselhos Nacional de Saúde (CNS), Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Anvisa e as secretarias de Saúde de São Paulo e Pernambuco.

VEJA MAIS! Minas não tem casos de intoxicação, mas intensifica vigilância em divisas com SP

São Paulo interdita seis estabelecimentos

O Governo de São Paulo interditou mais três estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas nesta quarta-feira (1º) na capital paulista, dois na região de Bela Vista e um no Itaim Bibi. Ao todo, já são seis estabelecimentos interditados desde segunda-feira (29).

As operações foram realizadas com a Polícia Civil, Secretaria da Fazenda, Procon-SP e vigilâncias sanitárias estadual e municipal. As ações resultaram na apreensão de 942 garrafas apreendidas (129 na segunda-feira; 681 na terça-feira; e 132 na quarta). Um lote de 128 mil garrafas foi lacrado em Barueri por falta de documentação.

Em Americana, 17,7 mil bebidas falsificadas foram apreendidas na terça-feira (30). A substância metanol, no entanto, não apareceu entre o material apreendido.

Intoxicação por metanol: SP em números

Casos

  • 39 casos no total
  • 10 confirmados (1 óbito)
  • 29 em investigação (5 óbitos)

Investigação criminal

  • 5 inquéritos instaurados
  • 22 prisões relacionadas ao crime

Estabelecimentos interditados

  • 6 estabelecimentos interditados cautelarmente pelas Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal
  • Na Capital: Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca
  • Na Grande SP: São Bernardo do Campo (1) e Barueri (1)

Apreensões

  • 17,7 mil garrafas apreendidas em Americana com índicios de falsificação em fábrica clandestina
  • 942 garrafas apreendidas durante as operações integradas nesta semana para investigação
  • 50 mil garrafas apreendidas em todo 2025 pela polícia em ações de combate à falsificação de bebidas alcoólicas