Ministério da Saúde confirma 11 casos de intoxicação por metanol e investiga outros 102
Maioria das ocorrências está em São Paulo; casos também foram notificados em mais cinco estados
-
O Ministério da Saúde confirmou 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica até esta sexta-feira (3). Do total, 11 foram confirmados e 102 seguem em investigação. A maioria dos casos está em São Paulo, responsável por mais de 90% das notificações.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo a pasta, foram notificados 101 casos em São Paulo (11 confirmados e 90 em investigação), 6 em Pernambuco, 2 na Bahia, 2 no Distrito Federal, além de 1 no Paraná e 1 em Mato Grosso do Sul. Entre as ocorrências, 12 resultaram em morte, uma já confirmada em São Paulo e 11 ainda sob análise (8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 no MS).
Monitoramento nacional
As notificações foram consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs). A partir desta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que passará a divulgar boletins diários às 17h sobre os novos registros.
Na quarta-feira (1º), foi instalada uma Sala de Situação para acompanhar o avanço dos casos. O espaço extraordinário permanecerá ativo enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento.
Leia Mais
Antídotos e ações emergenciais
Para reduzir os impactos da intoxicação, o Ministério adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, considerado antídoto para o metanol, e iniciou a compra de mais 150 mil unidades. Além disso, busca ampliar o acesso ao fomepizol, outro tratamento indicado, mas produzido em poucos países.
Pedidos de doação e aquisição foram enviados a empresas da Índia, Estados Unidos e Portugal, além de um ofício encaminhado à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a doação imediata de 100 tratamentos. A pasta também manifestou intenção de adquirir outras mil unidades via Fundo Estratégico da organização.