Metanol: entenda por que você não consegue distinguir o veneno na bebida

Especialistas de Uberlândia alertam para os riscos e explicam como a substância tóxica age no corpo e pode ser fatal. Saiba se proteger!

, em Uberlândia

-

O que tem feito vítimas pelo consumo do Metanol em bebidas falsificadas é a impossibilidade de identificação do álcool nocivo à saúde. Não é possível diferenciá-lo do etanol, o álcool que pode ser consumido. Além disso, a falsificação embalagens é algo quem nem sempre deixa grandes indícios de pirataria.

Especialistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) explicam como o metanol age no corpo e alertam que não se pode diferenciar uma bebida segura de uma contaminada com a substância tóxica.

Mas o que é o Metanol?

“Álcool, na verdade, é uma grande família de substâncias químicas. Quando falamos em ‘álcool’ no dia a dia, geralmente nos referimos ao etanol que é bastante conhecido estando presente nas bebidas alcoólicas, nos combustíveis e em produtos de limpeza, por exemplo. Já o metanol é quimicamente muito parecido com o etanol possuindo somente um carbono e dois hidrogênios a menos. Parece pouco, mas essa pequena mudança tem um grande impacto na saúde. O metanol é extremamente tóxico e não deve ser ingerido de forma alguma”, explicou a professora doutora do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, Amanda Danuello.

Metanol é um líquido sem cor, que se mistura bem com a água e tem um cheiro parecido com o do etanol – Crédito: TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Você não consegue distinguir Metanol do Etanol

O grande problema é que é metanol é um líquido sem cor, que se mistura bem com a água e tem um cheiro parecido com o do etanol, só que mais fraco. Por isso, não é possível perceber a diferença apenas olhando, cheirando ou provando a bebida. A pessoa só descobre quando já sente os efeitos da intoxicação.

A intoxicação pelo metanol

O metanol, quando ingerido e chega ao fígado através da corrente sanguínea, é transformado em ácido fórmico, que é tóxico ao organismo. “A partir daí, o paciente fica em acidose metabólica que compromete todas as funções vitais do cérebro com tonturas, náuseas e pode comprometer de forma crônica os rins e outros órgãos. Os sintomas podem variar de acordo com a quantidade de substância que foi ingerida. Os sintomas mais comuns são náuseas, tonturas, turvação visual, cegueira e levar até o óbito”, explicou a médica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Vanessa Mendes de Resende Barros.

O equivalente a uma colher de sobremesa de Metanol já pode causar cegueira permanente e uma colher de sopa já pode ser fatal, explicou a professora Danuello.

Por que o metanol é usado na falsificação?

O uso do Metanol nas falsificações barateia a fabricação. Mas pode custar tudo ao cliente, que se torna uma fonte descartável de obtenção de lucros.

“O metanol costuma ser mais barato e mais fácil de obter no mercado informal. Misturar metanol com Etanol faz a bebida parecer mais ‘forte’ custando muito menos”, disse Amanda Danuello. Ela salienta que a venda, transporte e uso do metanol são controlados por lei. No entanto, criminosos conseguem, “com certa facilidade, encontrar maneiras ilegais de colocar esse produto no mercado”.

×

Leia Mais

Orientação do Procon de Uberlândia e prevenção

O Procon de Uberlândia não registrou denúncias ou casos de consumo do metanol na cidade, contudo a orientação é buscar fornecedores de confiança e exigir notas fiscais. A fiscalização acontece de forma contínua.

“Nós temos várias frentes de atuação, é lógico que, neste caso, a gente fica mais atento com o comércio, a gente já começa a orientar também os comerciantes a chamar o alerta de que eles também são responsáveis. O mais importante aqui é lembrar o seguinte: toda a cadeia é responsável, inclusive criminalmente”, disse o superintendente do Procon Egmar Ferraz.

A dica de segurança mais importante para o consumidor é: “O ideal é você só beber em locais já conhecidos e onde você vê que está sendo aberto na sua frente, o lacre sendo aberto”.

Canais para denuncia em Uberlândia

Você pode usar o aplicativo Fale Procon Uberlândia, que permite abrir reclamações e denúncias e acompanhar o processo.

Outros canais:

  • WhatsApp da Prefeitura: (34) 3239-2800 (escolha a opção 3 para o Procon)
  • Disque Procon: 151 (atendimento telefônico para serviços e agendamento)
  • Sede do Procon: Avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery

Para fazer denúncias à Vigilância Sanitária em Uberlândia, use os canais oficiais da prefeitura:

  • Telefones: (34) 3211–3427 e 3257-4058
  • E-mail: vigilanciasanitaria@uberlandia.mg.gov.br