Menino de 2 anos morre em UAI de Uberlândia e família acusa negligência
Menino havia sido levado duas vezes à unidade com febre e dor no ouvido; Secretaria de Saúde afirma que protocolos foram seguidos
-
Uma criança de dois anos morreu nesta terça-feira (28) após ser atendida duas vezes na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, em Uberlândia e não apresentar melhora clínica. Segundo familiares, o menino apresentou febre e dor no ouvido, foi medicado nas duas ocasiões, mas teve uma piora súbita, convulsionou e sofreu três paradas cardíacas. A família da criança fala em negligência.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A família relata que a primeira ida à UAI aconteceu na semana passada, quando Nathan foi levado pela avó. Ele foi medicado e liberado.
No início desta semana, com o retorno da febre e o surgimento da dor no ouvido, a criança voltou à unidade e, segundo a tia Katrina Nascimento, foi diagnosticado com infecção no ouvido. Médicos afirmaram que o quadro não era grave e indicaram medicação.
No entanto, a febre persistiu. Na manhã de terça-feira (27), ainda conforme os familiares, Nathan começou a convulsionar e foi novamente levado à unidade, já em estado crítico. Ele sofreu três paradas cardíacas e não resistiu.
“Ontem mesmo, a mãe do Nathan deu entrada com ele na UAI, disseram que era infecção, medicaram com soro e dipirona e deram alta. Hoje, a criança começou uma convulsão em casa, já chegou na UAI tendo três paradas cardíacas. Ontem, a criança estava queimando de febre, só deu remédio e mandou embora. Quantas mães vão enterrar mais filhos? Quantas vão perder seus filhos?”, questiona a tia Katrina Nascimento.
A causa da morte ainda não foi oficialmente confirmada, no entanto, ainda conforme a tia, a criança não havia apresentado quadros de febre semelhantes antes e seria uma criança saudável.
VEJA TAMBÉM: Menino de 12 anos morre por complicações da dengue em Uberlândia
Leia Mais
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a equipe médica da UAI prestou todo o atendimento conforme os protocolos, incluindo exames e diagnósticos. Reforçou ainda que os procedimentos adotados seguem a prerrogativa legal do médico responsável pelo atendimento.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a equipe médica da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge prestou todo o atendimento conforme os protocolos, incluindo a realização de exames e diagnósticos, em todas as entradas no pronto atendimento. O Município reforça que as avaliações e procedimentos adotados junto aos pacientes estão sempre sobre a prerrogativa legal e autoridade do médico que realiza o atendimento de socorro.