Mais Médicos reforça atendimento em Minas Gerais com profissionais formados no exterior
Seis cidades mineiras receberão médicos que atuaram no exterior para ampliar o acesso à saúde e fortalecer a atenção primária no SUS
-
Seis municípios de Minas Gerais estão prestes a dar um passo importante na melhoria do atendimento básico de saúde. As cidades de Braúnas, Buritis, Cabeceira Grande, Entre Rios de Minas, Monte Sião e Timóteo vão receber novos profissionais por meio do programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal que busca fortalecer a atenção primária em todo o país.
Os médicos que atuarão nesses municípios fazem parte de um grupo de 407 profissionais formados no exterior, que concluíram recentemente o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Agora, estão prontos para reforçar o atendimento em 180 municípios brasileiros e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), distribuídos em 22 Estados.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O Ministério da Saúde destaca que a presença desses profissionais deve gerar impactos positivos diretos nas comunidades, como a redução no tempo de espera por atendimento, a melhoria no acompanhamento de pacientes com o uso do prontuário eletrônico (e-SUS APS) e a prevenção de internações desnecessárias. O programa também traz resultados concretos em territórios indígenas, como a redução de remoções médicas entre os Yanomami.
MAIS! Médico de Ituiutaba viraliza ao mostrar caso extremo de pedras nos rins
Antes de assumirem os postos, os médicos passaram por capacitação em urgência, emergência e doenças prevalentes nas regiões de destino, como a malária. A data oficial para o início das atividades ainda não foi divulgada pelo governo federal.
Além da atuação direta nos consultórios, os novos médicos terão seu desempenho acompanhado de forma contínua, com base em indicadores do e-SUS APS, sistema que permite registrar e integrar informações dos pacientes em toda a rede pública.