Hospitais universitários de Uberlândia e Uberaba realizam mutirão para reduzir filas do SUS
Iniciativa, que acontece neste sábado (13), integra programa nacional da Rede Ebserh; em Uberlândia serão 630 atendimentos e Uberaba 500
-
Os Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, participam neste sábado (13) do mutirão nacional “Dia E – Ebserh em Ação 2025”, que mobiliza os 45 hospitais universitários federais administrados pela Rede Ebserh. A iniciativa quer reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) ao agilizar exames, cirurgias e procedimentos médicos.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em Uberlândia, a previsão é de mais de 630 procedimentos, incluindo exames, cirurgias eletivas e, pela primeira vez, operações de câncer de cabeça e pescoço sejam, realizados no sábado. A iniciativa é direcionada a pacientes previamente convocados e orientados sobre preparo, acompanhantes e demais informações necessárias.
Já em Uberaba, o mutirão deve realizar cerca de 500 atendimentos em especialidades como ortopedia, cardiologia, vascular, nefrologia e oftalmopediatria, além de cirurgias eletivas e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
Segundo a reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, a participação no mutirão reafirma o compromisso do hospital em aproximar a população de atendimentos de qualidade:. “Fazer parte do Dia E da Ebserh, com o objetivo de contribuir para a redução do tempo de espera nas filas do SUS, é reafirmar nosso compromisso com a qualidade e agilidade nos atendimentos oferecidos para a população do Triângulo Mineiro”.

Leia Mais
A ação integra também o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso a atendimentos especializados e reduzir o tempo de espera nas filas do SUS.
SAIBA MAIS: Saiba como marcar consultas médicas gratuitas no Ambulatório Fameu, novo espaço de saúde em Uberlândia
Na edição anterior do programa, realizada em 2024, mais de 12 mil procedimentos foram realizados em todo o país. A expectativa da Rede Ebserh em 2025 é superar esse número, ampliando ainda mais o impacto da ação para a população de Minas Gerais e demais estados.